domingo, 6 de maio de 2012

Construção de pequenas barragens para açudes comunitários seria a política publica correta para o problema da seca em Itaberaba.


    
Construção de pequenas barragens para açudes comunitários seria a política publica correta para o problema da seca em Itaberaba.

A Prefeitura do Município de Itaberaba/BA, na região do Piemonte do Paraguaçu deveria através das Secretarias de Infra - Estrutura (Obras) e Agricultura fazer um projeto de construir na zona rural deste município 10 açudes de pequeno porte de 100 a 150 horas de trator de esteira cada açude, construção estas em riachos que fosse de água doce.
 As obras deveriam beneficiar agricultores de baixo poder aquisitivo e que sofrem com a falta d’água principalmente no período de estiagem, isso devido também à escassez de reservatórios maiores que possam suprir as necessidades dos mais atingidos em época de seca.
Os trabalhos podem ser realizados com recursos do próprio município que inclusive não dispõe de um trator de esteira que seria a solução trabalhando de forma ininterrupta, no sentido de atender os aclames dos moradores do campo. Até o momento não se sabe por que não existe este projeto localidades que poderia ser beneficiadas com os pequenos açudes seria: 1) POÇO DANTAS; 02) SERROTE; 03) TAMBURI; 04) BORDALESA; 05) TIRIRICA; 06) BATATA; 07) GERAIS; 8) SALINAS; 09) VITORIO; e 10) PAPAGAIO (REGIÃO MANDU). Criaria um cadastro reserva para um projeto futuro das localidades que não fossem atendidas nesta 1ª frase.
Os agricultores seriam beneficiados com as obras satisfazendo alem da água, criação de pescado e pequenas hortas, os serviços prestados pela prefeitura iria buscar ha melhorar a qualidade de vida dos que ali habitam, fazendo acompanhamentos técnicos.
A política da construção de poço artesiano não é muito propicia a região de Itaberaba por ter no lençol freático teor de salito auto, as localidades que atenderia ser de pouco acesso ao coletivo e ter um custo de manutenção auto, a política de deslizador tem prejuízos preocupantes a contaminação do solo e do meio ambiente, a água salgada quase não é consumida pelos animais e para a utilização domestica dependendo do teor de sal não é utilitária pelo motivo de conseguir que o sabão não produza o efeito pratico da limpeza.

Nenhum comentário: