terça-feira, 17 de abril de 2012

População se ver perplexa com as truculências do executivo

População se ver perplexa com as  truculências do executivo

Veja os e-mails que estão nas redes sociais eletrônicas ►













População se ver perplexa com as truculências do executivo


Os últimos acontecimentos deixa a população itaberabense apreensiva só vem agravar a crise que o município vive em meio a denuncias de graves irregularidades contra o Prefeito João Almeida Mascarenhas – PP.
Os poderes públicos, Legislativo e Executivo devem ser "independentes e harmônicos entre si". Assim define o artigo 2º da Constituição Federal, atribuindo responsabilidades específicas a cada ente e estabelecendo o bem-estar comunitário como destinatário de toda a ação. Seguida à risca, essa determinação constitucional só poderá fazer bem ao povo e à própria administração pública. Mas, infelizmente, a independência e a harmonia, na maioria das vezes, não são observadas. No seu lugar estão o atrelamento, a subserviência, o interesse pessoal ameaças e até a extorsão. Também se observa os desinteresses e o descumprimento das obrigações, agindo com prevaricadores. Não raramente, um poder exerce o direito e a obrigação do outros ou, no mínimo, emperra o processo, causando desconforto à sociedade.
Fiscalizar o Executivo e identificar e buscar soluções aos problemas da cidade junto aos órgãos competentes são umas das funções dos vereadores. No entanto, para uma verdadeira de-mocracia, o Legislativo precisa ainda ser atuante e independente, fora isto, fica inerte e capenga. Isso porque é lei "poderes independentes e harmônicos entre si". 
Mas está muito longe de ser realidade esta lei. Quantos "bonecos de marionetes" existem no poder Legislativo em troca de "empreguinho” e, assim, ficam cada vez mais longe de exercer o verdadeiro papel de vereador. Vira uma "borboletinha do amém"!
Concordo que o povo itaberabense em menor parte acostumou mal nossos políticos, que viraram uma espécie de "assistente social" com paternalismo e, às vezes, até por culpa de coronelismo, mas também, esta mentalidade deve ser quebrada com atitudes honestas, conscientes. corajosas, ousadas e, sem "rabo preso" com certos "cabrestos" de outros poderes políticos ou econômicos.
Recentemente, o Executivo e o Legislativo itaberabense, ao que se entende, estão de "mãos dadas". Existem blocos (oposição e situação), claro que existe, mas concordar com o que é certo e discordar do que acreditar que não seja é o mínimo que poderiam fazer e, sempre com conhecimento do assunto com pensamento na sociedade. Sem nenhum apego!
Já o Judiciário tem ocupado espaço suficiente nesta briga de poderes, mas porque deram esta brecha! Afinal, quem que deveria fazer o papel que o Judiciário. Eis a questão!
O Judiciário só intervém quando há suspeitas de irregularidade e, neste caso, o Judiciário acaba "sendo o recheio do sanduíche" com ações e penalidades tanto para o Executivo quanto para o Legislativo.
E, quando isto acontece, é sinal de que a tal lei constitucional "poderes independentes e harmônicos entre si" está fora de sintonia. Ao que se observa, é um possível independente e outros possíveis dois harmônicos. É estranho este modo de entender.
Por fim cabe à população esclarecida, exercer bem o seu direito de escolha. É isso que a população deve observar e cobrar de seus representantes. Aliás, a população precisa frequentar as reuniões dos Legislativos Municipais, para saber como estão se comportando os "representantes do povo". 
Nas Sessões 16/04, na segunda, às 20:00 hrs, a foi lotada por contratados do Municípios...

Nenhum comentário: