quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

UM ATENTADO A POSTERIDADE. UMA VIOLÊNCIA À MEMÓRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DA HUMANIDADE DE ITABERABA

Criação e redação: Rogério Lima de Oliveira.
Narração e voz: Alexsandro de Oliveira Pereira. (ALEX OLIVEIRA
Radio: Diamantina FM, 95,5
Programa: CONEXÃO VERDADE, 2ª A 6ª DAS 07:00 AS 08:00, HORAS.
blogdopitombo.blogspot.com: 
Renival Pinto:

UM ATENTADO A POSTERIDADE. UMA VIOLÊNCIA À MEMÓRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DA HUMANIDADE DE ITABERABA.
Texto: Rogério Lima.
Paulo Freire, o mais renomado dos educadores brasileiro dizia que sempre cometemos erros. Que como seres inacabados há sempre erros a cometer e novas lições a aprender.
 Antes, porém, façamos uma ilusão a Frank Kafka quando observa que “Um livro deve ser o machado que partirá os mares congelados dentro de nossa alma.”
Ainda em complemento, Francis Bacon instrui que:
 "A leitura faz do homem um ser completo; a conversa faz dele um ser preparado, e a escrita o torna preciso.”
“Todavia, não se pode desprezar Mário Quitana quando diz-nos que: Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.”
O extenso introdutório é apenas para dizer que não podemos ser uma cidade sem memória e, por conseguinte, uma nação desmemoriada. Sem educação e sem registro cultural. Isto porque é a partir das localidades e municípios que criamos a história do Brasil num todo.
Fala-se na municipalização do colégio Góes Calmon. Este nos parece com o ato atentatório à educação já efetivado. O estado não bem cuidou e transferiu responsabilidade para um ente ainda mais negligente e descuidado, que é o município. E desta feita comenta-se sobre a demolição da Escola Castro Cincurá. Não se sabe ao certo do que se trata e de quem é a responsabilidade por iminente ameaça a desconstrução da instituição Castro Cincurá.
O professor Tarcísio Ribeiro Alencar foi o primeiro a protestar no Conexão Verdade, em emissora coirmã e blogs da internet, personificando-se como a própria escola, ecoando pedido de socorro pela não “deletação” desta memória. Se é que existe esta palavra, deletar, apagar, trazer a inexistência a instituição em que muitos homens esta a fez vencedor.
Não é de propósito, mas recorremos mais uma vez aos senhores políticos locais. Ainda que estes não tenham atribuição direta de desconstruí-lo, mas, pode ter de impedir que outros a destruam.
Permita-nos nominar aqui num chamamento a intervenção dos senhores Prefeito Municipal e sua chefe de gabinete, Marigilza Mascarenhas. A mencionamos por entender que nela reside a qualificação profissional de educadora. Antes mesmo de ser administradora pública. Da mesma forma em que fica a advertência a todos os vereadores que militam na educação ou que dela se utiliza como estudante e pais de alunos. Mas, sobretudo, como representante do povo que os são. E não nos venham dizer que a competência é estadual e não do município. Pois além deste imiscuir-se e meter-se nos programas do estado e da união quando lhe é conveniente. Mesmo porque tudo que é daqui diz respeito ao titular eleito para cuidar da história e progresso da cidade. Não nos furtando de incluir na luta as secretárias de cultura e educação, as educadoras Dorinha e Eliana Morais.
Recomendamos, também, o engajamento dos cinco mais importantes empresários itaberabenses no aspecto econômico para que estes empreendam esforços econômicos e estruturais para que a escola só se transforme em outra coisa senão o que sempre foi numa estruturada biblioteca pública em forma de café. E que esta melhor propagadora da cultura, educação e leitura de livros, preservem o nome Castro Cincurá a mudando para BIBLIOTECA PÚBLICA ESCOLA CASTRO CINCURÁ. 
Ainda que alguns educadores discordem de opinião contundente, o hábito da leitura é tão necessário quanto propriamente de ir à escola. Ou seja, o ato de freqüentar a escola meramente sem ser ávido leitor não nos parece coerente e produtivo. A boa leitura liberta. Inclusive da escravidão da inércia e da concordância com tudo que é maléfico e prejudicial a uma sociedade ignorante. No sentido de não saber como agir em casos de agressão como estes a que ora nos referimos.
Requeremos que educadores, estudantes, pais de alunos e simpatizantes adotem esta idéia. Pensamento dos quais gostaríamos de ver verbalizado aqui em nosso programa, para que a indicação ganhe força.
É UMA OPINIÃO E UM DIRECIONAMENTO DO PROGRAMA CONEXÃO VERDADE ATRAVÉS DE SEUS MEMBROS. Em 09.01.2012.

Nenhum comentário: