quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Danielli França foi aluna 8ª serie do Colégio Centenário de Itaberaba participou do III Encontro do Hotel de Hilbert em Friburgo – RJ




III Encontro do Hotel de Hilbert - alunos bolsistas se reúnem em Friburgo - RJ


Entre os dias 1 e 5 de agosto, acontece no Hotel Bucsky, em Nova Friburgo (RJ), o III Encontro do Hotel de Hilbert, com a participação de 200 alunos de ensino fundamental e médio de escolas públicas de todos os estados brasileiros.

Os alunos foram selecionados em virtude do desempenho no Programa de Iniciação Científica Jr. da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Estarão reunidos em Friburgo 46 medalhistas de ouro, 46 medalhistas de prata, 65 medalhistas de bronze e 43 ganhadores de menções honrosas na OBMEP.

Divididos em três níveis, de acordo com o desenvolvimento no PIC-OBMEP, os alunos terão uma programação variada e animada nos cinco dias de encontro, com início às 8h30, logo após o café da manhã, e término às 19h. Estão programados jogos matemáticos, palestras, oficinas, atividades recreativas, observação astronômica comentada, exibição de filmes e a atividade “problema do dia” - diariamente será apresentado um problema a todos os alunos, e no dia 5, as soluções que se destacarem serão premiadas na festa de confraternização.

Os alunos ainda terão oportunidade de participar de uma “gincaninha”, em que os problemas deverão ser resolvidos em equipe. As melhores equipes também serão premiadas no último dia. Outro atrativo do III EHH é a Exposição Matemativa, que visa a aproximar a matemática dos estudantes de todos os níveis e do público em geral. Na mostra, objetos concretos expressam a linguagem da matemática e possibilitam que as pessoas interajam de maneira agradável com conceitos clássicos e modernos da matemática.

- A ida a Friburgo para participar do Encontro do Hotel de Hilbert é bastante comemorada pelos alunos do PIC porque lá eles têm contato com alguns dos maiores nomes da Matemática no Brasil e também com colegas de outros estados, o que é sempre muito estimulante e enriquecedor – diz Claudia de Vasconcelos, coordenadora acadêmica da OBMEP.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Dentre as realizações da OBMEP destacam-se:

A produção e distribuição de material didático de qualidade, como apostilas e banco de questões, também disponível nesta página;
 
Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para os medalhistas estudarem Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq);

 O Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e CAPES (Mestrado);

Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI), que prepara medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais;

 O POTI - Pólos Olímpicos de Treinamento Intensivo, que pretende democratizar e ampliar o acesso dos alunos brasileiros a treinamento para competições matemáticas;

 A criação dos Clubes de Matemática, que vão propiciar outros modos de estudo da matemática entre alunos e professores, com atividades interessantes e em ambiente interativo;

 A mobilização de Coordenadores Regionais para a realização de atividades como seminários com professores e cerimônias  de premiação;

Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. 

Em 2012, cerca de 19,1 milhões de alunos se inscreveram na competição e 99,4% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

Promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica.

A OBMEP é dirigida aos alunos de 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas.

Professores, escolas e secretarias de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.

Os alunos participantes da OBMEP são divididos em 3 (três) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridade, como a seguir:

Nível 1 – alunos matriculados na 5ª ou 6ª série (6º ou 7º ano) do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas. Nível 2 – alunos matriculados na 7ª ou 8ª série (8º ou 9º ano) do Ensino Fundamental, no ano letivo correspondente ao da realização das provas. Nível 3 – alunos matriculados em qualquer série do Ensino Médio, no ano letivo correspondente ao da realização das provas.

A OBMEP é desenvolvida em 2 (duas) Fases:

Primeira Fase: consiste na aplicação de prova objetiva (múltipla escolha). Dessa Fase, participarão todos os alunos inscritos por suas escolas.

Segunda Fase: consiste na aplicação de prova discursiva. Para essa Fase, classificam-se 5% (cinco por cento) dos alunos inscritos, pelas escolas, em cada Nível, com melhor desempenho na 1ª Fase.

Caberá a cada escola selecionar os alunos com melhor desempenho na Primeira Fase e que participarão da Segunda Fase, como também fixar previamente critérios de desempate a serem aplicados, quando necessário, de modo a não exceder sua cota de 5% (cinco por cento) em cada Nível.

Nenhum comentário: