domingo, 21 de abril de 2013

ITABERABA MOSTRAR SUA FORÇA PELA PAZ



ITABERABA MOSTRAR SUA FORÇA PELA PAZ

MOBILIZAÇÃO, ARTICULAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS, PARA SEÇÃO DE TRIBUNA LIVRE/AUDIÊNCIA PUBLICA NA SEDE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITABERABA   

ELABORAÇÃO, ARTICULAÇÃO PARA REUNIÃO DIA 25 DE ABRIL DE 2013 AS 19:30, NA SEDE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITABERABA - PAUTA DE REIVINDICAÇÕES MELHORIA NOS ÓRGÃOS DE SEGURANÇA PUBLICA EM ITABERABA/CHAPADA/PIEMONTE/DIAMANTINA, MOBILIZAÇÃO DIA 06/05/2013 A PARTI DA 18:00 HORAS, CONCENTRAÇÃO RODOVIÁRIA VELHA, CARROS MOTOS, BICICLETAS ETC, SEGUINDO A AV. LUIS VIANA FILHO, TREVO, BR 242, DESTINO BRASILIA, RETORNANDO A AV. FLAVIANO GUIMARÃES, RUA RUI BARBOSA, PRAÇA JJ SEABRA, PARA SEÇÃO DE TRIBUNA LIVRE/AUDIÊNCIA PUBLICA; data de 06 de maio de 2013 a partir das 20:00 horas, na Casa Legislativa “denominada casa do povo”; após reuniões e SEÇÃO DE TRIBUNA LIVRE/AUDIÊNCIA PUBLICA as providências ser encaminhada aos Ex. Sr. Chefes do Poder Executivo do Estado da Bahia, ao Ex Sr. Prefeito Municipal e Secretaria de Segurança Publica do Estado da Bahia para as providencias.

VIOLÊNCIA NA CHAPADA DIAMANTINA EM ITABERABA

INTRODUÇÃO

É consoante salientar que milhões de reais por dia é o custo estimado da violência no Brasil, o equivalente ao orçamento anual do Fundo Nacional de Segurança Pública, e um valor superior ao envolvido na reforma da Previdência que tanto mobilizou os governos. Esses valores não contabilizam o sofrimento físico e psicológico das vítimas da violência brasileira, uma das mais dramáticas do mundo. Com 3% da população mundial o Brasil concentra 9% dos homicídios cometidos no planeta. Os homicídios cresceram 29% na década passada e entre os jovens esse crescimento foi de 48%. As mortes violentas de jovens aqui são 88 vezes maiores do que na França. E poucos países sofrem as ações de terrorismo urbano como as praticados por traficantes em muitas capitais do país este fenômeno tem chegado aos locais mais longínquos do país.
Alguns indicadores mostram a precariedade dos sistemas de contenção da violência. Milhares de roubos ocorrem diariamente em todo países em menos de 3% os assaltantes são presos no momento do crime. Se mesmo assim há um explosivo crescimento de nossa população carcerária é porque não basta prender. As estratégias reativas da polícia e os métodos obsoletos de investigação não estão conseguindo conter significativamente o grande volume de crimes. Tem Estados da Federação que apenas 1% dos homicídios chega a ser esclarecido. Se essa "eficiência" da polícia e da justiça for dobrada, a um custo impagável, o volume de crimes mal será afetado. Esse retrato da impotência de nosso sistema de controle criminal é revelador da necessidade de uma profunda reforma no sistema de prevenção criminal e não apenas isso, é necessário que as causas da violência também sejam adequadamente tratadas, sem o que a crise da segurança pública no País não será alterada significativamente.

CAUSAS DA VIOLÊNCIA

Entres as principais causas da violência no país, pode-se citar:

• As múltiplas carências das populações de baixa renda, precariamente assistidas nas periferias das grandes cidades, tornam seus integrantes, especialmente os jovens, suscetíveis de escolha de vias ilegais como forma de sobrevivência ou adaptação às pressões sociais.

• A opção ilegal é favorecida pela tolerância cultural aos desvios sociais e pelas deficiências de nossas instituições de controle social: polícia ineficiente, legislação criminal defasada (o que gera impunidade), estrutura e processos judiciários obsoletos, sistema prisional caótico. A interação entre essas deficiências institucionais enfraquece sobremaneira o poder inibitório do sistema de justiça criminal.

• De maneira geral as polícias têm treinamento deficiente, salários incompatíveis com a importância de suas funções e padecem de grave vulnerabilidade à corrupção. A ineficiência da ação policial na contenção dos crimes, assim como o excessivo número de mortes de civis e de policiais, decorre dessas deficiências e do emprego de estratégias policiais meramente reativas e freqüentemente repressivas.

• O emprego de tecnologia de informação ainda é incipiente, dificultando o diagnóstico e o planejamento operacional eficiente para a redução de pontos de criminalidade. Nesse planejamento são precárias as iniciativas de integração entre os esforços policiais e as autoridades locais para promover esforços conjuntos de prevenção e redução dos índices de violência.

POSSÍVEIS MEDIDAS CONTRA A VIOLÊNCIA

1) Realização de projetos sociais com intuito de diminuir a desigualdade social. Abrindo outros caminhos, além dos caminhos criminosos que fomentam a violência, à população de baixa renda (principalmente aos jovens). Por exemplo: É fato que, hoje, a Informática  é um pré-requisito básico para as pessoas que disputam um lugar no mercado de trabalho. No entanto, grande parte da população não tem condições financeiras para adquirir este conhecimento. Uma primeira forma de ajudar seria oferecendo condições a estas pessoas de disputarem um emprego, através da disseminação do conhecimento em Informática.

2) Criação de um instituto de estudos e pesquisas de segurança pública para desenvolver pesquisas sobre o controle da violência e promover o desenvolvimento de modelos de organização, de gestão e de processos mais eficientes e eficazes para as polícias. Outra função importante desse instituto seria o planejamento e coordenação de programas de formação e capacitação das polícias, e, para tanto, deveria assumir a direção da Academia Nacional de Polícia.

3) Inteligência criminal: desenvolvimento dessa área praticamente inerte na maioria das polícias, com a adoção de métodos, processos e instrumentos de busca e processamento de informação sobre criminosos. Essa área deve receber recursos para aquisição de licenças de softwares de inteligência e de treinamento específico, além de promover a interação com outras agências de inteligência, inclusive dos países fronteiriços. O sistema de inteligência de segurança pública deve ser plenamente implantado em todos os Estados para a troca ágil e segura de informações sobre atividades de indivíduos e grupos criminosos. O tratamento intensivo e contínuo das atividades do crime organizado deve receber particular ênfase, principalmente sobre o tráfico de drogas, contrabando, pirataria, roubo de cargas, furto e roubo de veículos, jogos ilícitos e crimes financeiros. Nessa área devem ser exploradas todas as possibilidades de integração com os serviços de inteligência da Polícia Federal.

4) Cadastros nacionais: o atual Sistema de Informação de Justiça e Segurança Pública (Infoseg) deve ser aperfeiçoado para receber dados atualizados e de qualidade dos Estados quanto a condenados procurados, cadastro de armas e veículos, pessoas desaparecidas, arquivos de fotos dos principais criminosos de cada unidade federativa e dados relevantes de inteligência. O Infoseg deve integrar arquivos semelhantes existentes na Polícia Federal.

5) Tecnologia da informação: o desenvolvimento de bancos integrados de dados criminais e sociais, a implantação de sistemas de geo-referenciamento e de sistemas de análise dos dados para identificar perfis criminais, padrões e tendências de cada área, pontos críticos e evidências de atuação de indivíduos e grupos criminosos. Devem ser desenvolvidos instrumentos e métodos para o monitoramento de crimes e planejamento de intervenções focalizadas para sua redução em curto prazo. Esses instrumentos e métodos também podem favorecer, através da análise ambiental dos pontos críticos de criminalidade, a integração com outros esforços de prevenção como a participação de guardas municipais e ações das prefeituras na correção de problemas locais que favorecem a ação criminosa.

OBJETIVOS: Para prevenção da violência

Por: VIVIANE AVELINO MARCELOS

A criminologia é uma ciência que tem como função explicar e prevenir o crime, intervir na pessoa do delinqüente e avaliar os diferentes modelos de resposta ao crime. "Para cuja aplicação são necessárias novas profissões: psicólogo, assistente social, criminólogo , educador". (ALBERGARIA, 1999, p.19). Esta ciência nos permite atuar na prevenção e não somente a repressão ao crime combatendo as causas.
Na criminologia, os conceitos de prevenção são variados mas nos deteremos a seguir nos que podem ser associados ao papel da escola enquanto instituição de ensino. Entende-se por prevenção o ato de evitar o crime agindo sobre os múltiplos fatores de sua ocorrência.
Para Orlando Soares (1983 p. 125) “o objetivo de prevenir ou dispor de maneira que evite dano ou mal, preparando medidas ou providências de antecipação". Este conceito supõe que sejam trabalhadas as causas para que não haja a violência.
No mesmo sentido Molina (2000 p. 335) expõe que é preciso “criar os pressupostos necessários ou de resolver as situações carências criminógenas, procurando uma socialização proveitosa de acordo com os objetivos sociais". Segundo ele essas ações prevêem reações positivas em médio e longo prazo não sendo ações imediatistas. Pode-se perceber que o principal objetivo da prevenção primária está na extinção de focos que possam gerar violência, podendo assim haver a extinção desta no seu "nascimento", impedindo que ela se desenvolva.
Já repressão é a “idéia de ação ou efeito de reprimir, coibir, proibir por meios policiais ou judiciais a prática de determinados atos, considerados ilícitos penais, através duma reação, exercida de fato em nome do Direito, considerada reação social contra... o crime" (SOARES, p. 138). São as reações da sociedade em resposta às ações delituosas dos indivíduos.
Ao definirmos prevenção e repreensão é necessário refletirmos sobre os controles sociais formais e informais.
Controles sociais são o "conjunto de instituições, estratégias e sanções sociais que pretendem promover e garantir referido submetimento do indivíduo aos modelos e normas comunitárias" (MOLINA, p.120).
Os agentes de controles sociais formais são: a polícia, a justiça, a administração penitenciária, etc.
Os agentes de controles sociais informais são: a família, a escola, a profissão, a opinião pública, etc.
A prevenção e a repressão são estratégias ou respostas de órgãos que se utilizam de meios normativos para conter a violência.
A prevenção como fator de redução à criminalidade
A repressão ao crime por parte da polícia é limitada, primeiro, pela falta de efetivo para conter a criminalidade. Segundo, pela falta de condições de trabalho: armas obsoletas, viaturas em quantidade pequena, falta de combustível, etc. E terceiro é a falta de estabelecimentos prisionais capazes de absorver a população delitiva. O aumento aparato judicial significa mais presos e não necessariamente menos delitos. A solução da criminalidade não está no fortalecimento da polícia em todos os seus aspectos, mas sim, na forma eficaz de prevenção.
A eficaz prevenção do crime não depende tanto da maior efetividade do controle social formal, senão da melhor integração ou sincronização do controle social formal e informal" (MOLINA, p.124)
A prevenção simples partindo somente da escola também não é recomendada, pois a criança deve ser assistida em todos os seus aspectos de desenvolvimento e não somente o educacional.
A abordagem da prevenção dos conflitos associados à violência deve ser interdisciplinar; desde os serviços de saúde mental às instituições de proteção social e os centros de educação formal deveriam se envolver na prevenção" (ORTEGA; DELREY, 2002, p. 22).
É necessária a associação da área educacional, da área de saúde, das instituições de proteção social e da polícia no combate ao crime agindo diretamente sobre suas causas, somente assim, diminuiremos as taxas de criminalidade que vêm aumentando assustadoramente.

APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

1.    Sindicato dos Servidores do Comercio de Itaberaba ► Proposta para melhorar a segurança para os trabalhadores do comércio.

2.    Sindicato dos Servidores vigilantes de Itaberaba ► Proposta para melhorar a segurança para os trabalhadores que atua na área de vigilância de segurança.

3.    Sindicato dos Servidores Bancários de Itaberaba ► Proposta para melhorar a segurança para os trabalhadores que atua nos serviço bancário.

4.    Sindicato dos Servidores Públicos de Itaberaba► Proposta melhorar a segurança para os trabalhadores que atua nos serviços públicos do município de Itaberaba.

5.    Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaberaba ► Proposta para melhorar a segurança para os trabalhadores e moradores da zona rural.

6.    Sindicato dos Trabalhadores Funcionário Calçadista de Itaberaba ► Proposta para melhorar a segurança para os trabalhadores que atua nas fabrica calçadista.

7.    Sindicato dos Trabalhadores Policia Civil da Bahia – Itaberaba ► Proposta para melhorar a segurança para os trabalhadores que atua nos serviço da Policial Civil NA Delegacia de Policia Judiciária de Itaberaba.

8.    Sindicato dos Produtores Rurais de Itaberaba ►Proposta para melhorar a segurança para dos Produtores e moradores da zona rural.

9.    Organizações fazem parte corpo da UNEB/ITABERABA  ► Proposta e estudo para melhorar a segurança dos que atua na UNEB/ITABERABA.

10. Organizações fazem parte corpo da UNOPAR/ITABERABA ► Proposta e estudo para melhorar a segurança dos que atua na UNOPAR/ITABERABA.

11. Organizações fazem parte corpo da ESCOLA/TEC/AMAZILIA BARRO /ITABERABA► Proposta e estudo para melhorar a segurança dos que atua na ESCOLA/TEC/ITABERABA.

12. Organizações fazem parte corpo do COLÉGIO CETEP/CENTENÁRIO/ITABERABA/LIBERDADE/JOÃO e LUIS EDUARDO MAGALHÃES (MODELO/ITABERABA.

13. Organização de articulação das Associações da Zona Rural e Zona Urbana; Resp. CASA DOS CONSELHOS ► Proposta e estudo para melhorar a segurança na suas áreas de atuação.

14. Organização Moto Taxistas de Itaberaba ► Proposta para melhorar a segurança dos MOTOS-TAXISTAS de Itaberaba.

15. Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaberaba – CDL ►Proposta para melhorar a segurança dos Lojistas de Itaberaba.

16. CONSELHO TUTELAR ►Proposta para melhorar a segurança dos na área da Infância/Juventude de Itaberaba.

17. OAB/SEÇÃO ITABERABA  ► Proposta para melhorar a segurança e atuação no campo do direito de Itaberaba.

18. MAÇONARIA ► Proposta para melhorar a segurança na área que pode contribuir em Itaberaba.

19. LIGA DESPORTIVA DE ITABERABA ►Proposta para melhorar a segurança nos eventos desportivos de Itaberaba.

20. ASSOCIAÇÃO DE CABOS E SOLDADOS/ SARGENTOS E OFICIAIS DE ITABERABA ► Proposta para melhorar a segurança na atuação dos Policias Militares de Itaberaba.

21. ASSOCIAÇÃO DE CARROS DE SOM DE ITABERABA.    ►Proposta para melhorar a segurança dos trabalhadores de carro de som/eventos de Itaberaba.

22. COOPERATIVA DE PRODUTORES DE ABACAXI DE ITABERABA. ►Proposta para melhorar a segurança para os trabalhadores, produtores e comerciantes da agricultura do ABACAXI e moradores da zona rural.

23. ORGANIZAÇÃO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS DE ITABERABA.   Proposta para melhorar a segurança as entidades evangélicas.

24. Conselho de Segurança Publica de Itaberaba  ► Proposta para melhorar a segurança como entidade articuladora.

25. FORO DA CIDADANIA ► Proposta para melhorar a segurança como entidade articuladora.

26. Cooperativa dos Trabalhadores de TÁXIS de Itaberaba – COOTAXI  ► Proposta para melhorar a segurança aos trabalhadores de TÁXIS; entidade articuladora.

27. INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS – IBRA ► Proposta para melhorar a segurança de todos; entidade articuladora.

CONCLUSÃO

A violência atingiu índices inaceitáveis e a grande dificuldade em se por um fim a esse mal é a multiplicidade e grandeza de suas causas. O que existe é um ciclo vicioso: Condição econômica do país -> Desigualdade social -> Crimes -> Violência -> Polícia ineficiente (condição econômica do país). Tratar problemas como este  exige total participação da sociedade e empenho singular dos órgãos administrativos.


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