quarta-feira, 25 de julho de 2012


Assim como o papa João Paulo II, José Alencar escolheu sofrer em público. Ambos poderiam ter deixado seus cargos, no momento em que não tinham mais condições de exercê-los normalmente, de forma diferente EU RENIVAL SAMPAIO FRANÇA, mim afasto definitivamente da política partidária, mim ausento da militância política, de cabeça erguida de ter feito meu papel diante de uma podridão sem limite.
É um tipo de escolha que envolve decepções, muitas desilusões e coragem, a política que vivenciamos não a mais espaço para os honestos, para verdade, ter princípios, a política partidária chegou a podridão de seu odor já não ser mais sentido pelo que nela convive.
O espetáculo do fim é sempre triste, e a todo o momento alguém está travando sua batalha. Transformar um cargo público em benéficas imorais, seus pontos de encontros para a solidariedade geral pode sempre ilegítimo, mas pode ser também pura amplificação do sofrimento dos menos favorecidos.
Honestidade é uma qualidade de ser verdadeiro; não mentir, não fraudar, não enganar. A honestidade é a honra, uma qualidade da pessoa, ou de uma instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo, na atual política não tem mais espaço para este tipo de cidadão. 
Honestidade, de maneira explícita, é a obediência incondicional às regras morais existentes. Existem alguns procedimentos para alguns tipos de ações, que servem como guia, como referência para as decisões. Exercer a honestidade em caráter amplo é muito difícil, porque existem as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade, mas como estão formalizadas e enraizadas são tidas como certas. Para muitos, a pessoa honesta é aquela que não mente, não furta, não rouba, vive uma vida honesta para ter alegria, paz, respeito dos outros e boas amizades. Atualmente, o conceito de honestidade está meio deturpado, uma vez que os indivíduos que agem corretamente são chamados de "careta", ou são humilhados por outros. Sinônimos: Honesto, Alinhado, Correto, Digno, Honrado, Incorruptível, Probo, Reto, Virtuoso, Verdadeiro, Decente, Bom, Imaculado, etc.
Contrário à honestidade, ao decoro; indigno, indecoroso; tratante, patife, impudico; devasso. Desonesto é Mentiroso; Desonesto sempre diz que a culpa foi do outro; Desonesto nunca tem tempo para resolver promessas; Desonesto é quem rouba; Desonesto é aquele que se aproveita das oportunidades; Desonesto é aquele que se envolve em falcatruas; Desonesto é mal educado e grosso; Desonesto não cumpre seus compromissos; Desonesto é malicioso; Desonesto é corrupto; Desonesto enriquece de maneira ilícita; Desonesto é irresponsável; Desonesto não retribui favores; Desonesto não paga sua dívidas; Desonesto possui muitas faces, uma para cada ocasião. 
Os Políticos são especialistas em dissimulação, em esconder-se atrás das palavras, de um acobertar o outro, e outras dezenas de métodos, os quais tem pleno domínio. Para os eleitores nossa dica é a conversa entre grupos de eleitores, é a pesquisa de informações sobre cada um dos candidatos e a participação das reuniões com os próprios candidatos, para ouvir seus planos de governos, as ditas promessas. Talvez, nestas reuniões com os candidatos, os eleitores mais ligados, preparados, com suas listas de perguntas, possam perceber nas respostas e no comportamento destes candidatos, algumas mentiras, incertezas, desvios, demagogia, etc. Os eleitores devem interrogar os candidatos. Dependendo das respostas já da para tirar algumas conclusões. Fora este contato mais próximo, fica muito difícil separar o joio do trigo. 
Assim torno publico que na data de 24 de julho de 2012, as 15:42, dei entrada no foro de Itaberaba desistindo de dar candidatura a vereador pelo PSOL e em breve estarei mim desfilando de qualquer agremiação partidária onde passarei a fazer parte da fila dos apartidários.


Itaberaba, 25, de julho de 2012


Renival Sampaio França
RG: 4.197.249 SSP/BA

Itaberaba, 25, de julho de 2012

Nenhum comentário: