segunda-feira, 2 de abril de 2012

Racha na prévia do PT de Itaberaba

 
 


Racha na prévia do PT de Itaberaba

Carta aberta pelo vice-presidente da legenda mais parte da direção municipal denuncia o grupo que se diz vencedor de manipular resulta e por isso, manifestaram publicamente dizendo se contrários a esse ataque a tradição democrática de 32 anos de história. E DIZ QUE NÃO VAI PARTICIPAR DA pretensa eleição do pré-candidato petista. 
Mantendo a pré-candidatura do militante Dedé até a convenção partidária, legando que a democracia deve prevalecer no PT e as ações seja ilícita SENDO REALIZADO OUTRO PROCESSO ELEITORAL, com novo calendário, prazos e muita divulgação.

VEJA O MANIFESTO ►

Por: Thiago PT Mascarenhas
https://www.facebook.com/profile.php?id=100003028664471&ref=ts
SEM DEMOCRACIA AS PRÉVIAS DO PT-ITBERABA SÃO ILEGAIS

É de conhecimento geral que a luta histórica dos militantes de esquerda, deve ser movida pelas melhores intenções de liberdade, igualdade, fraternidade. A luta pela justiça social, para que os trabalhadores e os pobres tenham vez e voz, se organizando e se libertando, deve ser realizada de forma democrática, sem manipulações, sofismas, personalismos e concentração de poder. Você sabe que os militantes históricos do PT de Itaberaba se esforçaram para se guiar por esses princípios e ideais. É bom dizer também que essa prática somente é possível se houver transparência, publicidade, acesso às informações e observância das regras democráticas. 
Defendendo estes princípios, bem assim desejando contribuir para que o povo de Itaberaba realize as mudanças necessárias para o nosso município ser popular e democrático, superando a miséria, a violência, a corrupção e outros males, é que nos colocamos à disposição para participar das eleições 2012 e apresentamos ideias e pré-candidatura a prefeito do Partido dos Trabalhadores de Itaberaba. 
Ao iniciar a disputa interna para definição do pré-candidato a prefeito do PT, seguimos todas as normas regimentais para que o processo eleitoral corresse de modo democrático, mas infelizmente os fatos que foram se desencadeando impediram que isso ocorresse. O principio constitucional da publicidade não foi cumprido pela “comissão” responsável pela condução do processo eleitoral. Apenas no dia 28 de março de 2012 é que tivemos acesso à lista de filiados ao partido, sendo, portanto, para nós negado o direito de conhecer com antecedência os membros do partido que estavam aptos a participar das prévias. Essa lista teria que ser entregue a todos os pré-candidatos e a todos os membros do diretório municipal desde a homologação das pré-candidaturas, há mais de um mês. Veja que o próprio vice-presidente e outros dirigentes não sabiam como estava esta lista. Quanto absurdo!
Nossa surpresa ao ter acesso à lista de filiados foi identificar 58 filiações que nunca foram apresentadas em nenhuma reunião do Diretório Municipal, ou da Executiva Municipal. Do ponto de vista regimental, essa é uma falta grave, pois as filiações devem ser apresentadas, publicadas e aprovadas pela executiva do Partido, é assim que fazemos no PT. Não sabemos quem foi o responsável por esse ato ilícito, pois fomos surpreendidos com esse ataque à democracia partidária, às instâncias que foram constituídas em processo democrático direto, ou seja, um ataque a toda a militância do PT que votou para constituir a Direção do PT.
Além disso, a lista de quem quitou a contribuição partidária e poderia votar nas prévias 2012 não foi publicada, não foi entregue ao pré-candidato Dedé, nem aos dirigentes do partido e nem aos filiados. Portanto, não sabemos como está esta lista e qual a sua relação com a lista nacional de filiados. Mais um mistério. Saliente-se ainda que o nosso pré candidato não recebeu nenhuma correspondência por escrito da “comissão” eleitoral, que aliás não se apresentou enquanto coletivo que dirige o processo eleitoral. Outro problema é que o partido não escolheu um local oficial do diretório e da comissão para acontecer o processo eleitoral e atender aos filiados e pré-candidatos. Nem fiscais e representantes puderam ser apresentados. VOCÊ ACREDITA EM ELEIÇÃO SEM FISCALIZAÇÃO? Essa pseudo-eleição foi marcada pela improvisação, sonegação, parcialidade e omissão. Esses erros propositais beneficiaram o outro pré-candidato e prejudicaram o nosso candidato. Vocês se lembram que saíram anunciando que um determinado pré-candidato JÁ ESTAVA ELEITO. Está clara a jogada. Itaberaba não merece essa sujeira!!! 
Imagine se as eleições municipais para prefeito e vereador em outubro de 2012 acontecessem com estes problemas? Ninguém iria votar nem acreditar.
Esse ataque à democracia partidária é um golpe contra o povo, pois realizamos em 2011 um Encontro Municipal onde os muitos que se filiaram corretamente, se apresentaram, debateram, conheceram o partido e seu regimento. E agora num momento em que estávamos construindo as prévias do PT para escolher o nosso representante para as eleições em 2012, onde os compromissos militantes de todos os petistas deveriam estar em conjunto, se revelam esses fatos misteriosos e golpistas. Se não houver a verdade, o partido não terá condições de governar Itaberaba com a população Itaberaba. E tem mais: o povo vai ficar sabendo de tudo isso!
Por isso, nos manifestamos publicamente contrários a esse ataque a nossa tradição democrática de 32 anos de história. NÃO PARTICIPAREMOS DESSA pretensa eleição do pré-candidato petista. Manteremos a pré-candidatura do companheiro Dedé até a convenção partidária, até que de fato a democracia no PT prevaleça e se resolvam todos os ilícitos E SEJA REALIZADO OUTRO PROCESSO ELEITORAL, com novo calendário, prazos e muita divulgação.
EXIGIMOS a revisão da lista de filiados aptos a votar, com a retirada de todas as filiações irregulares que não seguiram as normas estatutárias e a definição de novas datas, inclusive para filiados quitarem anuidades, e para as prévias do PT. EXIGIMOS QUE O NOSSO PRÉ-CANDIDATO TENHA DIREITO DE INDICAR FISCAIS E REPRESENTANTES PARA A COMISSÃO ELEITORAL.
Exigimos que a próxima lista SEJA PUBLICADA, para todos tomarem conhecimento. Sem isso, o PT será incapaz de representar uma autentica pré-candidatura petista para mudar Itaberaba. Não se pode fazer mudanças democráticas com práticas reacionárias, oportunistas e manipuladoras.

Assinam: integrantes da Executiva Municipal, do Diretório Municipal, da Secretaria de Juventude do PT de Itaberaba e militantes do partido.
Jose Joaquim Lopes – Fundador do PT e Pré-candidato a prefeito; Thiago Mascarenhas Souza – vice-presidente do PT; Antonio Augusto Pereira – Ex-presidente do PT, e Diretor do PT; Unaldo Sena – Fundador e Secretário de Formação Política do PT; Rúbia Cássia – Secretária de Movimentos Sociais do PT; Ricardo Oliveira – Diretor do PT; Gilmar Araújo – Diretor do PT; Marcos Costa – Secretário de Juventude do PT; Marinalva Alves de Oliveira; Maridalva Santos; Helenita Pereira; Paulo Neormisio; Osvaldo Rodrigues; Reginaldo Bispo, Robério Cardoso; Roberto Almeida - Comissão de ética.



VEJA MATÉRIA DO JORNAL DA CHAPADA ONDE JEAN SE DECLARA PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE ITABERABA PELO PT, E PREGA UNIÃO DA CHAMADA FRENTE. IMAGINAMOS SE JEAN NÃO CONSEGUIU UNIR O PROPRIO PARTIDO COMO SERÁ CAPAZ DE FAZER UMA ALIANÇA COM O PSDB QUE FOI VETADO PELA DIREÇÃO NACIONAL, SOLON QUE RESPONDE VARIO PROCESSOS POR APENAS 160 DIAS DE GOVERNO E ALIAR AO PSD QUE É LIDERADO PELO EX-PREFEITO BODINHO VELHO LIDER DA DIREITA A MAIS DE 50 ANOS NOS TEMPOS DA DITADURA.


Depois de dois acirrados debates internos realizados na sexta-feira (30), no auditório da Câmara de Vereadores, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Itaberaba elegeu neste domingo (1), em eleição interna do partido, o pré-candidato a prefeito que disputará as eleições municipais em outubro deste ano. O eleito foi Mauro Lúcio Xavier, o popular Jean do MST, com 56 votos dos 59 filiados que compareceram à prévia. Jean concorreu com o professor Dedé, que obteve 02 votos, ainda houve um voto em branco. A prévia do PT de Itaberaba aconteceu na sede do Sindicato dos Comerciários de Itaberaba e Região e contou com um time de militantes que compôs a Comissão Eleitoral, entre eles o presidente municipal da legenda Valmir Macedo e o vereador Frei Dito. “Com a força da militância vencemos o primeiro desafio que é o direito de ser o candidato do nosso partido. Agora vamos partir para um desafio maior, que é o de aglutinar forças. Está marcada para o próximo dia 08 de abril mais uma reunião da Frente Popular, de onde deve sair o pré-candidato da Frente de Coalizão que vai enfrentar o prefeito João Filho, e da qual o PT faz parte, mas parece que ela será adiada para o dia 15, já que domingo será Páscoa e isso pode impedir a presença maciça de todos os Representantes Partidários”, afirma Jean do MST.

Nenhum comentário: