terça-feira, 20 de março de 2012

Os malefícios da corrupção e impunidade em Itaberaba

 
Sou = o JÃO LADRÃO 

 
 
  

Os malefícios da corrupção e impunidade em Itaberaba

A corrupção é uma chaga entravada no seio da população itaberabense, impedindo o desenvolvimento da cidade fazendo crescer o analfabetismo e a violência chegar ao extremo. Para Selim Jahan, diretor do Grupo de Redução da Pobreza do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com sede em Nova Iorque, nos Estados Unidos, “a apropriação indevida de verbas públicas é mais prejudicial para o combate à pobreza do que os efeitos da crise econômica no mundo”.

Para o diretor da ONU, a corrupção é pior do que a falta de dinheiro. Nela, os recursos existem e foram aportados, mas acabaram nas mãos de quem os usa para proveito próprio. A não existência de dinheiro pode ser contornada, mas a corrupção acaba por engolir todo e qualquer valor que venha a ser amealhado.

O ponto a ser atingido no município de Itaberaba pelos autos índice de corrupção seria os mecanismos capazes de tornar público onde são aplicados os recursos que chegam ao município todos os dias, fato que vem sendo impedido aos que busca os meios legais para tal. O Poder Legislativo corrompido na sua maioria deixa a minoria inapta, o Tribunal de Contas da Bahia deixa a desconfiança de todos; a fé seria no Ministério Publico do Estado da Bahia que ao longo dos últimos anos não tem priorizado a 4ª Promotoria que vem de longa troca, troca de Promotor um verdadeiro descaso com a função de combater o crime contra a administração publica, agora o Promotor recém chegado enfrenta a desconfiança da população pela ausência de providencia no município quando assunto é corrupção no poder publico.

O problema da corrupção também tem sido alvo de manifestações de populares e de entidades no país. Recentemente, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Brasília entre outras cidades Itaberaba também entra no circuito e fará parte da discussão no dia 21 de abril com o tema VAMOS SALVAR O BRASIL CHEGA DE CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE. Desde já começamos a organizar via Internet, para que os participantes possam expor sua indignação contra esse tipo de delito, hoje tão em comum na vida da nossa cidade e em todo território nacional. Também merece destaque a falta de proposição defendida pela Ordem dos Advogados de Itaberaba (OAB), que, deveria juntamente com outras organizações, fazer parte da inclusão do combate a corrupção por ser a principal causa da decadência da cidade de Itaberaba.

Não é demais lembrar que a má qualidade dos serviços públicos em Itaberaba o péssimo atendimento de saúde a má qualidade da educação, o desmando geral no transito da cidade a ausência de atendimento na zona rural, a falta de atuação no esporte, lazer a perca da cultura da cidade tem haver com a incidência a lastrada corrupção que vem sendo descaradamente feita no âmbito da administração municipal aos olhos de todos e a inércia do Ministério Publico do Estado da Bahia.
Somente com um combate permanente e coletivo poderemos criar as condições para que possamos ter melhor educação, saúde, saneamento e segurança pública respeito à população, ficando a ultima opção ou a população fica anestesiada, sofrendo com as conseqüências apontadas ou começa já se manifestar para que os órgãos competentes enxerguem que Itaberaba existe no mapa do Brasil e que esta manchada e sofre diante da IMPUNIDADE instalada no município os que ao longo dos últimos dez anos cometerão crimes contra a população continua IMPUNI e os presentes avançam a longos passos tem a certeza da IMPUNIDADE que reina da cidade.

Nenhum comentário: