sábado, 3 de março de 2012

ITAÍBA E ALAGOAS ESTÃO ABANDONADOS! SERÁ ESTE UM TEMPO NOVO?

 ITAÍBA E ALAGOAS ESTÃO ABANDONADOS! SERÁ ESTE UM TEMPO NOVO?

Dia 02/03/2012 comprovamos o estado de abandono destes dois importantes povoados do município de Itaberaba.

Conheça agora uma pouco de Itaiba e Alagoas.

Itaíba e Alagoas são dois povoados de suma importância para o município de Itaberaba, ficando ao norte da sede do município a 12 e 13 km de distancia na via BA 046 que liga o município de Itaberaba a Rua Barbosa.
Itaíba ganhou fama na inauguração da linha férrea a ESTAÇÃO: A estação de Itaíba foi inaugurada em 1928, como prolongamento e ponta de linha de um curto ramal que saía da estação de Iaçu e passava por Itaberaba, na linha da então Central da Bahia, parte da francesa Chemins de Fer. 
De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros - sempre mistos - pararam nesta estação de 1928 a 1977.
Conheça algumas personalidades da historia destes dois importante povoados da historia de nosso município. 
Manuel Fabrício de Oliveira vindo de Seabra, em 14 de maio de 1854  Itaberaba 20 de julho de 1939), foi um coronel e político brasileiro, chefe político do hoje inexistente município baiano de Campestre, e envolvido nas lutas contra Horácio de Matos.
Desta historia surgirão várias lideranças políticas, Josenildo Miguel de Brito, Luiz Oliveira Souza, também morou por lá seu Maneco Mascarenhas pai de João Almeida Mascarenhas.
Diante de tantas figuras ilustre surgiu uma personagem que tornou conhecida mundialmente pela sua força espiritual e seus serviços sociais. Logo não demorou muito para virá uma romaria, Maria Milza a Santa do Sertão operou milagres e elevou o nome de Itaberaba as cortes da santidade, mãezinha como sempre é chamada por todos, pois permanece viva e presente na vida de todos é difícil alguém ir a Alagoas e não sentir sua presença.

 
Este CEMITÉRIO do Povoado de Alagoas existe desde 1928, já quase centenário encontra em total abandono pelo poder publico. 

Banheiro  publico - I (abandonado)


Banheiro publico - II (abandonado)
Alagoas é um Povoado conhecido no mundo pelas grandes romarias, diuturnamente recebe de todo canto do mundo alguém que vêm conhecer ou a busca de mais um milagre.
Imaginamos que o minimo que o poder publico poderia oferecer seria uma boa hospitalidade, mais imagine assim se encontra os dois banheiros públicos ainda existente em Alagoas. 

Casa de Maria Milza patrimônio da fé de todo povo 

Igreja local sempre aberta 
Praça principal de Alagoas 


A fé de um povo é encontrada em todo local no Povoado de Alagoas, mesmo em meio ao abandono do poder publico, pelo seu descaso. Na verdade flores tem se brotado, milagre tem acontecido, e o perfume da Alfazema nunca vai deixar de estar no ar da fé de todos que mora ou comparece em Alagoas.
   

 



 



 








Escola RAUL ROCHA (abandonada)

Aqui fica a Praça do Abrigo 
 



Posto de Saúde (aqui seria um posto de saúde)




A mostra do abandono estar em toda parte, nas ruas, no patrimônio publico nas pessoas carentes que vive em abandono dos cuidados da Assistência Social, veja a situação da família que mora na escola abandonada Raul Rocha.   

Escola de Itaíba (desativada)



 
Casa de farinha (abandonada)






 
O Povoado de ITAÍBA fica distante de Alagoas 01 KM, sendo a porta de entrada não diferente de Alagoas encontra em total abandono o LIXO é jogado na entrada ou saída do povoado, a unica escola do povoado encontra desativada, parte dos alunos tem que estudar em Alagoas na suas maioria vão andando, a casa de Farinha Comunitária foi abandonada o local esta servindo para andarilho e pessoas abandonada pelo poder publico (Assistência Social do Município de responsabilidade da Primeira Dama). 
Não resta duvida a ausência da "GESTÃO CONSTRUINDO UM NOVO TEMPO" do prefeito JOÃO FILHO - PP, é absurda nos povoados de ITAÍBA e ALAGOAS, o BLOG deixa a disposição do prefeito caso queira se manifestar sobre a matéria, mais que fique claro o prefeito...
Estas matéria é de 03/03/2012, todo trabalho foi feito de fotografar, acompanhar e registrar os fatos no dia 02/03/2012, para que os fantasma que tentam macular, para esconder o que vem acontecendo em Itaberaba na sede e em todo município.

Este trabalho foi produzido por: Renival Pinto e Vinicius Mercês.

Nenhum comentário: