sábado, 14 de janeiro de 2012

Do alto do monte bom Jesus

sam_1944
 Criação e redação: Rogério Lima de Oliveira.
Narração e voz: Alexsandro de Oliveira Pereira. (ALEX OLIVEIRA
Radio: Diamantina FM, 95,5
Programa: CONEXÃO VERDADE, 2ª A 6ª DAS 07:00 AS 08:00, HORAS.
blogdopitombo.blogspot.com: 
Renival Pinto:
 Do alto do monte bom Jesus.
Gandhi considerava que "Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho; prazeres sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comércio sem moral; política sem idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo."
Melhor e mais preciso, porém, foi o rei mais sábio que já houve na terra. E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardou-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia. (1 Reis 3:6). Precisamos e rogamos a DEUS por governante de sabedoria semelhante a do filho de Davi.
Olá Itaberaba. Cintilante como um cristal. Cobiçada como um diamante que nascera bruto e depois tomara forma lapidar. Agora brilhante e esforçando-se para ser pujante e bem acolhedora de seus filhos. Tu és adorável e amável. O verbo, porém, precisa transformar em particípio, sendo-a adorada e amada de fato. Inclui-se, no entanto, a característica de cidade hospitaleira que já a é. Os filhos de outros cantos também tem lugar por aqui e a ajuda a desenvolvê-la. Fazendo-a formosa e esperançosa por dias melhores. Têm aparecido por aqui crianças, adolescentes, adultos e velhos. Vemos por aqui pessoas que rezam ou que oram, a depender de suas denominações eclesiais, mas, já percebi que todos buscam a DEUS. Este inigualável e que está muitíssimo acima de mim, de ti e de teus filhos.
Daqui de cima, Itaberaba, dar para enxergar-te madura e adulta. Já a vi criança e menina. Tu sabes que me fizeram uma reforma. Digamos que me deram uma nova roupagem. Estou aqui simbolizada pela bandeira brasileira. Até estou feliz pelo cuidado. Sabemos que teus filhos elegeram governante para cuidar bem de todos e não apenas de mim. Tem vezes que aqui no silêncio da madrugada com o vento a tremular a bandeira nacional escrita ordem e progresso, bate-me uma melancolia. Do mesmo modo que um desapontamento por o próprio benfeitor permitir que me retire o brilho de minha preexistência. Pois como bem o sabes eu já existia há muitas décadas. Desde que o vaqueiro com o boi e seu cavalo caiu bem ali na pedra. A mesma que dizem que é do vaqueiro e não também do cavalo, do boi e do cachorro. Escuto muitos a dizerem que sou uma obra belíssima. Só porque me vestiram com algumas pedras, cimento e bandeira. Ou porque muitos filhos teu, cidade, passaram a me visitar. Todos são bem vindos e em muito me alegram.
Isto porque sabemos que por aqui tudo está quase em ordem. Mas contemplando daqui tu inteira, nesta visão privilegiada Itaberaba, constata-se um abandono, o caos e uma desordem instaurados sem igual. De maneira que do alto aqui da torre, clamo ao senhor Jesus que aqueles que colocaram seus nomes para serem procuradores do povo, que o bem represente. Que desempenhe com parcimônia, probidade, retidão e diligência todas as atribuições para as quais foram determinadas.
Primeiro, vejo que daqui dar para ver teus filhos das localidades rurais, Itaberaba, com sérias dificuldades de acesso e de sobrevivência. Dá-se para ver também, que o abacaxi tem rendido muitos empregos e renda para todos. Mas não vejo nenhuma política de reflorestamento. Recomendo daqui um recado para os proprietários desta cultura que se não houver critério ambiental rigoroso, daqui a pouco a mãe natureza poderá reagir e cobrar com muita força por esta falta de cuidados em face ao lucro sem destinação de retratamento da terra. Para apontar as falhas a seguir, temos logo que corrigir esta negligência. Para que num futuro bem próximo o fruto tão delicioso não se torne impossível de descascar.
Daqui mesmo poderíamos criticar de forma mordaz o estado da Bahia e o estado federado, a União. Muito embora saibamos que a nação inteira carece de está habitável em seu modo mais amplo. E por falar em habitação, o ente federado, o Brasil não manda um técnico para sanar o problema semi-acabado da MINHA CASA MINHA VIDA. É sabido e reclamado por alguns que existem pendências. Tendo pessoas ainda frustrada e tristes por não concretização de expectativa que lhes criaram. A prefeitura e a caixa econômica possuem a irresponsabilidade solidária por isto. Ocorre, entretanto, que por aqui existem problemas gravíssimos e que agridem frontalmente a dignidade das pessoais. Curiosamente, a mesma gente que em sua maioria escolheu governante para bem cuidar de seus interesses. Seus interesses, não. Vossas necessidades. Vossos clamores. Lágrimas que tem se enxugado sozinhas nas faces de muitos.
Contudo, daqui do alto de mim mesmo, não irei delinear, criticar ou apontar o caráter tortuoso da Bahia e do Brasil. O primeiro, a Bahia, transferindo uma escola aqui e outra acolá para a responsabilidade do município que não tem cuidado nem mesmo de suas já existentes. Fugindo de suas responsabilidades para com Itaberaba que também a ajudou eleger um homem de barbas brancas com voz de outro deplorável que por aqui sequer fez de conta que administrou. Esqueçamos este. Não merece nem mesmo ser lembrado. Não honrou a inteligência que Deus lhe dera. Este deve desculpas e pedido de perdão para muitos dos teus filhos. E o Brasil, apesar da corrupção já quase generalizada na quase totalidade dos assessores ministeriais da presidente Dilma, a tomamos como comparativo para te perguntar e indagar, Itaberaba, porque lá a nepotismo no ministério da integração nacional é proibido e aqui pode. Apesar de competência de alguns poucos, nem lá e nem aqui deveria haver parentes e nem tampouco políticos partidários em cargos de confiança. Trabalhadores e técnicos de verdade é que a administração deveria exigir. Sabes que há até súmula de efeito vinculante e que até a mesma se enverga para atender conveniência dos poderosos. O poder que diz emanar de teus filhos é uma falácia.
Do que adianta muitos declararem que o povo é o patrão. O povo é quem manda e o governante eleito por estes é quem é empregado, se as vozes dos tais contratantes se tornaram a muito inaudíveis. Eles escutam, mas fingem que os reclamantes massacrados nada sabem do ato de governar. Não sabe gerir, mas também não sabem roubar e se apropriar do erário. Não entendem de superfaturamento, de trocas de favores, de notas a mais, e etecetera e tal.
 Sabe, Itaberaba, daqui de cima eu vejo ai alguns covardes. Muitos insensíveis e egoístas também. São covardes quando te finge amizade e diz que o teu problema irá resolver e nada equaciona. Nada sana. Às vezes até chora com teus filhos, cidade, quando os vêem sem empregos, sem perspectivas, sem recuperação de teus filhos drogados nas ruas, com uma saúde debilitada. Uma há muito na UTI, (Hospital Regional) e outra a caminho com passos largos para o mesmo centro de terapia intensiva. O hospital municipal não tem especialistas diversos em atendimento todos os dias. Da mesma forma que não há aparelho eletrocardiograma e tal. Muitos morrem na entrada ou na saída da casa de saúde ou nas estradas para Salvador. Isto não é ser contra ninguém é apenas querer e desejar que a cidade que se traduz como pedra lapidar e que brilha, não obscureça pela perca de muitos de seus filhos por imperdoáveis negligências. A administração poderia brigar pelo restabelecimento da santa casa de misericórdia como se fosse esta de responsabilidade da prefeitura. Porque é aqui que a casa de saúde está instalada e o povo daqui quem a utiliza. Podendo se beneficiar dela também todos que por aqui passarem necessitando de cuidados médicos. Isto só engrandeceria mais a cidade e o líder que no momento estiver prefeito.
O rapaz com a mesma voz do governador perdeu a grandiosa oportunidade de transformar-te, Itaberaba, numa localidade em que a saúde por ti praticada fosse de referência. Muito mais deprimente e vergonhoso ainda é que a coisa continue quase igual. “Como antes no quartel de Abrantes” como dizem por ai. Melhorou paliativamente, mas, não como deveria. Não de maneira que justifique a verba que chega carimbada, mas, que sempre dar-se um jeito de escoá-la. Falo aqui, hipoteticamente, como um monte estático que somente ver e imagina que seja o dinheiro escoado. Não é possível que não se tenha numerário para aquisição sequer de um eletrocardiograma, também de aparelho de mapear a pressão arterial outros exames. O consultório de teu filho Benelson é privado e lá já existem pacientes particulares. Se por hipótese for esta justificativa pouco plausível e convincente. Fala-se ainda que a dignidade dos humanos é protegida por direito indisponível e irrenunciável. Estes algozes e opressores estão tornando a constituição republicana em um documento escrito sem eficácia. O crime de não cumprir a constituição deveria ser inafiançável e imprescritível. Do mesmo modo que a devolução dos eventuais desvios seja em dobro.
As coisas têm preço. Mas as pessoas têm dignidade, um valor que não tem preço. Considerou assim Barroso, ao pontuar sobre a dignidade da pessoa humana registrado como norma a ser cumprida e fiscalizada pela organização mundial de saúde, quando se concerne a esgotos e saneamento básico. Não tem preço viver dentro ou perto de um esgoto a céu aberto que agrave a saúde, vivendo sob as promessas de mentirosos, sem escrúpulos e insensatos. Não estou eu, o monte, falando diretamente contigo que ora se irrita e se impacienta na cadeira de seu lar, do escritório ou gabinete. Mas, se tentar vestir carapuça, certamente, irá caber-lhe. Vivemos num mundo atual em que devemos menosprezar a hipocrisia e a falsidade e perfilar-se ainda mais para com a verdade. Vale abrir um ligeiro parêntese também para dizer-te, Itaberaba, que a EMBASA, empresa pública com característica de firma particular é descumpridora contumaz destes preceitos fundamentais e do direito do consumidor. Regra elevada também a direito essencial.
Vejo também daqui de cima, Itaberaba, a casa dita como do povo e da cidadania. Teu povo tem reformado seus membros a cada quadriênio e tem até dado raras chance a alguns poucos, que continuem, mas, os vejo indiferentes egoístas e só pensam no seu povo quando querem alcançar algum interesse próprio. Normalmente o de se reeleger. Agradam mais ao rei do que aos representados. Diz a teu povo que não os perdoem quando partirem para a reconquista da confiança de teus filhos em processo eleitoral. Porque só pretendem tão somente que lhes depositem os votos na urna para após isto voltar a desprezá-los ou quem sabe renegar-lhes ao derradeiro dos últimos planos.
A culpa primeira pela inoperância da administração é destes procuradores. Ao menos da ampla maioria de seus membros. Vemos também que os poucos opositores de lá estão ausentes e a comunidade sente falta de vossas atuações. Ultimamente se revelado tímida e de nenhuma força. Ainda que não se consiga a demonstração da vitória, que ao menos se mostrasse força na luta. Na resistência.  
 Os parlamentares e congressistas não fiscalizam efetivamente o sinal quebrado, a saúde deficiente, uma segurança nula, a venda e alienação de imóveis sem necessidade, a morosidade nos problemas urgentes que urge por suprir problemas sociais graves como esgotos a céu aberto, desempregados e drogados nas ruas sem nenhuma casa aparelhada para recuperar lhes. Se escolhessem a saúde como intocável e sagrada não teríamos perdido inúmeras pessoas que partiram antecipadamente por deficiências de recursos. Ficou-nos a dúvida se era mesmo a hora ou teríamos recursos da medicina para preservá-los.    
O povo está indignado. Que nunca perca esta indignação e vigilância. Os políticos estão tranquilos e se consideram reconduzidos por antecipação a seus postos, por entender e talvez com certa razão, de que o vil metal, o dinheiro surgido numa única hora para dobrar e convencer o eleitor. Convencimento temporário. Eles só precisam desta comercialização exclusivamente no decorrer das 48 horas em que se antecipa o pleito. Imediatamente após isto descarta os teus filhos, pedra que insiste em brilhar diante dos interesses egoístas de alguns. E muito pior é que num cargo majoritário específico não se terá mais interesse em reeleição por lei não permitir. Ai, Itaberaba, tu verás dobrar o sofrimento de teus filhos. Como Monte que enxerga do alto quero me declarar como opositor. Não de pessoas e nem mesmo de agremiação partidária. Mas contra todo e qualquer ato que venha a prejudicar os administrados, o povo e às pessoas aviltadas.
Opinem a respeito de construção personaficada pelo ponto turístico do Pé do Monte, denominado  monte bom Jesus. 

Desperta cidade forte. É como reproduz o Conexão Verdade, personalizado como o Monte Bom Jesus. Em 13.01.20112.


Nenhum comentário: