domingo, 11 de dezembro de 2011

A FAMÍLIA E A JUSTIÇA

     
A FAMÍLIA E A JUSTIÇA, SIMULTANEAMENTE, IMPORTANTES.

Redação: Rogério Lima
Apresentação: Alex de Oliveira
Radio Diamantina FM, 95,5
blogdopitombo.blogspot.com

Mas, o Senhor Deus levanta da opressão o necessitado, para um alto retiro e multiplicam as famílias como rebanhos.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção.
E abençoarei os que te abençoarem; e em ti serão benditas as famílias da terra. (Salmo 107:41 e Gênesis 12: 2 e 3).
Ainda sobre justiça, família e fé, relata o livro de Hebreus 11:7, assim: Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, teme, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.
A família e a justiça, dois dos mais importantes pilares para que se construa e se sedimente tempos melhores. Tempo de uma sociedade mais justa e, principalmente, solidária e igual.
Para o cumprimento desta paz e felicidade, porém, faz necessário submeterem-se as batalhas dia após dia. IHERING, em sua clássica obra “A LUTA PELO DIREITO” diz que *“o fim do direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta”. Quer dizer com isto, nas palavras do ministro Marco Aurélio, quando se referiu à democracia, que *não deveremos temer a dor do cansaço, não ceder diante das vis ameaças, não tolerar a indiferença, nem admitir a injustiça. Isto é o meio para que prospere a bonança e a igualdade de oportunidades, indiscriminadamente, ao alcance de todos.
Entretanto, para que as lutas, meio e caminho indicados pelo pensador, aconteça com proveito e sucesso faz necessário que nos unamos e, sobretudo, nos organizemos para proferir não aos insensíveis e egoístas e dizer sim aos que se respeitam e se amam como irmãos, num princípio maior no qual Deus recomendou de amar o teu próximo como a ti mesmo.
A humanidade é algoz e vítima, nas disputas e competições exageradas traduzidas pela concentração de riquezas em mãos de poucos.
Um acinte e incoerência que não se resume apenas por eventual esforço ou mais empenho e labor destes alguns poucos detentores do poder material.
Tal desequilíbrio leva às mazelas e sofrimento dos menos favorecidos.
Tem-se que mudar, urgentemente, estes valores invertidos.
Permutar imediatamente a cultura do ter pelo ser. Destinando menos valor a questão patrimonial e concentrando importância maior no viés existencial e humano. De maneira a distribuir equilibradamente a renda e a qualidade de vida. Ato, sem dúvida, que se culmina com a prática de uma justiça eficaz e de verdade. E isto só se dará através de família bem alicerçada e cuidada e, sobretudo, elevada a importância primeira, nunca preterida ou pisoteada como, atualmente, temos visto. Vivemos num mundo de um culpar o outro. Do estado, que age com o mais indisfarçáveis dos seus efeitos extintores.
Instrumento que, em algumas vezes, ao invés de jogar água, jorra combustão.
O poder estatal culpa infratores os reprimindo e impondo-lhes os mais diferentes castigos. Não é pouco comum vermos pessoas inocentes sucumbir-se nas operações do estado. Instrumento falido em sabedoria e em valorização das famílias. Estado em que praticam uma justiça as aversas, contraditória.
Diferentemente do que o bom senso recomenda e orienta. Caso se tenha muito dinheiro protela-se por toda uma vida a processos que se admite uma infinidade de recursos manejados por defensores qualificados e de destacado nível técnico jurídico. Do mesmo modo se as posses econômico-financeiras pertencer ao autor de demanda, o aparelho judiciário funciona como a velocidade da luz. Dado a habilidade que detém o advogado melhor contratado. Discrepância em que nalgumas vezes alcança a verdade que se busca e não a real.
As pessoas não suportam mais serem aviltadas e violentadas em seus mais primários direitos. O de ir, vir e ficar, por exemplo, não nos estão garantido. No trânsito, pessoas são desrespeitadas em face ao stress do quotidiano. Quando somos atropelados por condutores de veículos sem nenhuma condição de permanecer nos perímetros urbanos e rodoviários. Nas ruas, não sabemos se algum policial atirará em algum jovem sob efeito de drogas que, eventualmente, tenha acabado de levar a carteira de cidadão que povoa as avenidas intransitáveis, igualmente, em busca da sobrevivência.
Cada um se sacia com o que de melhor os olhos e a compulsão visualiza.
Existem impulsos irremediáveis. Quem se encontra sob o efeito letal e rápido do crack, por exemplo, torna-se de impossível detenção. Certamente, que a autoridade policial que puserem as mãos em indivíduos nestas condições tornará as vidas destes supostos delinqüentes pioradas e levados ao caos. Literalmente. Pois são sinônimos de caos, tanto acusados quanto o calabouço e prisões que deveriam atender pela alcunha da recuperação. Desde quando a tortura e a humilhação recuperam e reinsere pessoas a sociedade. Fogem da missão, não somente de tornar a pessoa cidadã, como a de reconstruir as famílias que fora destroçadas por inúmeras falhas. A inoperância e negligência estatal é fato inescondível. Que não se consegue camuflar. No dizer de Brecht, as águas dos rios são por vezes violentas, por conta das margens que comprime. Que a aperta não deixando sequer poucas alternativas para que o indivíduo fuja do dia mal. Pessoas com alto grau de depressão e falta de qualquer perspectiva torna-se ameaçada e ameaçadora.
Enquanto não se colocar DEUS no centro das decisões, conclamando dele forças e senso de justiça para com os outros, infelizmente, a coisa tenderá a se degradar mais e mais.  Os homens terão que trilhar os caminhos como se não houvesse pedras, porque com a fé que se deposita antes em DEUS, faz com que obstáculos se dissolvam. Faz necessário reconhecer que a família é o mais importante projeto em que DEUS concretizou, mas, os homens insistem em desfigurá-lo e corrompê-lo. Necessário se faz, todavia, que saiamos das palavras, da retórica e da eloquência. Valendo a máxima de que as palavras convencem, mas, os exemplos arrastam. Busquemos exemplos para os filhos. Tratemos as crianças e juventude de modo a garantir um amanhã alcançado com base sólida e feliz.
Que homens corruptos e de atitudes deletérias prestem contas não somente ao homem, mas, apresente seus feitos a DEUS. Pois sabemos que os olhos celestes estão por toda parte. De nada adianta revestir-se de máscaras e engabelações. O que passa incólume aos olhos comuns, ainda que não apresentemos, não consegue passar despercebido da visão sobrenatural.
E assim fica nossa opinião de hoje em homenagem ao dia de ontem, que se comemorou a justiça e a família. Amém.
CONEXÃO VERDADE, Itaberaba, 09 de Dezembro de 2011. 

Nenhum comentário: