sábado, 24 de dezembro de 2011

EDITORIAL ESPECIAL DE NATAL CONEXÃO VERDADE

 
 


EDITORIAL ESPECIAL DE NATAL CONEXÃO VERDADE – BLOG - blogdopitombo.blogspot.com - EM 23/12/2011

UMA BREVE INTERPRETAÇÃO LITERAL DOS ENSINAMENTOS DE CRISTO.

Criação e redação: Rogério Lima de Oliveira.
Narração e voz: Alexsandro de Oliveira Pereira. (ALEX OLIVEIRA
Radio: Diamantina FM, 95,5
Programa: CONEXÃO VERDADE, 2ª A 6ª DAS 07:00 AS 08:00, HORAS.
blogdopitombo.blogspot.com: Renival Pinto:

O patrono do Direito, Rui Barbosa considerou que, "Se o poder se regesse pela lei do Evangelho, regido seria o mundo pela lei do amor, que é a lei de Jesus. Mas o poder não conhece o Evangelho, senão para desprezá-lo. Toda essa gente que nos olha de cima para baixo, vai à missa ou ao culto, ou se ajoelha nos templos, veste a opa das procissões, ou beija as mãos aos ministros do Senhor, brilha nas devoções, ou priva com o clero. Mas enche de fé a vida ao próximo, acossam de iniqüidades os pequenos, e espremem até o sangue o coração dos seus semelhantes. É que não conhecem do Evangelho senão o avesso; e, por isto, nas sociedades rebaixadas e barbarizadas, o a que se chama governo, ignora a lei do coração, e adora a lei do apetite."
Antes de adentrar na opinião editorial especial de natal, gostaríamos de compartilhar com o nosso amigo ouvinte acerca de nossa imensa alegria de tema tão maravilhoso. Ao tempo em que é importante salientar que as considerações são literais. Ao estudá-lo nos livros dos evangelhos segundo escreveram Mateus, Marcos, Lucas e João. Descobrimos que a bíblia é rica e completa em ensinamentos. Primeiramente ensina-nos a aprender  e segue em instruções diversas, inclusive dá-nos aula de economia, previsão orçamentária e como disputar uma guerra.
Diz-nos o mais importante dos manuais:
Qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?
De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores e pede condições de paz.
Todavia, bastaria apenas reproduzir o escrito em Mateus 22: 35 a 40 que já se assim estaria grafado e verbalizado sobre a figura magistral, peculiar e inigualável de Jesus Cristo, filho de Deus.
Fala-nos assim:
“...  E um deles, doutor da lei, interrogou-o para experimentá-lo, dizendo:
Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Sendo este o primeiro mandamento.
E o segundo semelhante a este é, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Dentre os enunciados que revela o caráter e o amor do mestre IESHUA RAMAHIA Jesus Cristo, O Messias, sublinha inequívoca e indubitavelmente a expressão misericórdia. Talvez esta afirmativa deva ter importâncias ainda maiores do que graça, paz, amor e o ato de orar. Ato de peticionar ao pai em nome do filho, gritos de socorro. Pedidos de resgates quando a coisa tende ou de fato já fugiu dos recursos humanos. Quando o dia mal está iminente ou de fato já chegou ao lar. Ai só resta pedir ao querido mestre que tenha misericórdia e compaixão de nós. As petições direcionadas a Cristo dispensam requisitos, formalidades, causa de pedir ou condições da ação. Até mesmo calado emitindo gemidos inexprimíveis como diz a canção e a palavra, Deus te escuta e te responde. Tudo porque o clamor vem em nome do filho sacrificado e que se encontra ressurreto e vivo, realizando obras e graças nas nossas sedentas vidas, mas, adverte-nos que bom mesmo é Jeová Deus, que tudo ver, tudo sabe e tudo pode. Talvez isto seja a mais reta e cristalina mensagem a nos avisar que como semelhança de Deus, deverá o homem imitá-lo em amor ao próximo.  
Valendo-nos da expressão Jesus filho de Davi, tem misericórdia de mim,  enseja-nos a apresentar genealogia do mestre, qual seja:
Filho de Davi, de Jacó e de Isaac. Da descendência de Abraão, Tamar, Perez, Zerá, Esrom, Arão, Aminadab, Naassom, Salmon, Raabe, Boaz, Rute, Obede, Jessé, Salomão, Roboão Urias, Abias, Asa, Josafá, Jorão e Uzias. Jozias que gerou a Jaconias e a seus irmãos na deportação para a Babilônia. Jaconias que gerou a Salatiel que gerou a Zarobabel. Daí veio Abiúde, Eliaquim e Azor. Sodoque, Aquim, e Eliúde que gerou a Eleazar que gerou Matã, e Matã gerou a Jacó, e Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.(Mateus 1).
Informa-nos em registro bíblico que DEUS revelou a José em sonho, quando um anjo dissera-lhe que Maria daria a Luz a um filho já concebido e gerado por espírito santo, seu nome JESUS. Emanuel. DEUS conosco. Que este salvaria e de fato salvou a humanidade de seus pecados.    
Jesus amou os pequeninos quando profere em Lucas capítulo18: E TRAZIAM-LHE TAMBÉM CRIANÇAS, PARA QUE ELE AS TOCASSE; E OS DISCÍPULOS, VENDO ISTO, REPREENDIAM-NOS. MAS JESUS, CHAMANDO-AS PARA SI DISSE: DEIXAI VIR A MIM OS PEQUENINOS E NÃO OS IMPEÇAIS, PORQUE DOS TAIS É O REINO DE DEUS.
Sem dúvida que Cristo aqui nos orienta a sermos como as crianças ou respeitá-las e destas cuidar como se cuidaria de nós mesmos. Como se estas fossem a própria personalidade de Cristo. Constatamos aqui, se os preceitos cristãos fossem seguidos pelo homem, não precisaríamos de estatutos da criança e do adolescente ou qualquer outra codificação jurídico punitiva. Todos estes derivados são cópias grosseiras do que já está expresso na bíblia sagrada desde o início dos tempos.
Mas é bom seguirmos a recomendação do rabi quando também (Mateus 5), fala-nos mesmo antes de que qualquer juízo comum nos dissesse: Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.  E a estes, os julgadores terrenos, Jesus recomendou equilíbrio, equanimidade e imparcialidade, para que suas sentenças não venham a confirmar o expresso nos versos 24 e 25 de Mateus, quais sejam:  Condutores Cegos! Coais um mosquito e engolis um camelo. Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do corpo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Valendo aqui, todavia, adequação desta afirmativa para muitos de nós, inclusive líderes que se dizem respaldar-se no caráter imaculado de Cristo. Tanto aqui como ali continua Jesus Cristo a nos indicar que traduzamos e imitemos tanto seu amor quanto suas reprimendas. Desde que esta, seja justa e leal para com o próximo.
Se fores resistente e sabedor de que quando estás fraco é que forte és, absorva e inscreva em seu coração as palavras aqui estatuídas e reproduzidas do livro da capa preta. Embora existam capas de outras cores esta tonalidade e que mais o simboliza, porém, o que importa é o que está dentro em conteúdo. Límpido e cristalino como as estrelas do céu. Como torrente de águas que jorra mananciais de sabedoria. Conhecimento que impede um povo de se perder. Verifique que se há um enorme obstáculo no caminho em que percorres com a pressa diária, e não tens o ensinamento de que precisas parar ou preparar salto de grande impulso para suplantar tombo mortal e que pode o abater. Por isto que o livro sagrado adverte que muitos se perdem pela falta de conhecimento.
Por isto, continua Jesus Cristo, o filho de DEUS a te capacitar. De modo que privilegies a sabedoria e não a astúcia, esperteza e a estratégia. Por isto o mestre dar-nos instrumentos como escrito em Mateus 7 assim:  Com a medida com que tiverdes medido nos hão de medir a vós. E por que tu reparas no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu, estando uma trave sobre a tua visão? Tira primeiro a trave do teu olho e, então, cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
Conta-se que uma senhora dona de casa reclamava intermitentemente a seu marido acerca de como a vizinha lavava de forma sebosa e encardida as roupas que esta visualizava através de vidraça de sua casa. Fez por várias vezes sempre ao levantar pela manhã. Até que num certo dia, seu marido levantou mais cedo e limpou o vidro pelo qual a mulher enxergava o varal alheio e esta, viu que os lençóis dos quais criticava impiedosamente, estava alvos como a neve. Ao comentar com seu companheiro que a vizinha teria tomando vergonha antes que ela fosse lá humilhá-la. Seu marido de pronto lhe dissera que não era a mulher que teria lavado melhor suas roupas, mas, ele que teria limpado o vidro sujo de sua casa.
Como bem vês as referências por Cristo ditas, renováveis a cada manhã, alcançam a todos indistintamente. Ao crítico ao criticado. Ao rico e ao pobre. Ao instruído e ao ignorante. Fazendo-nos compreender que todos os livros subseqüentes ao livro sagrado parece ser dele derivado. De maneira tal que o rabi disse também que todo aquele, pois que escuta estas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente que edificou a sua casa em base sólida. Desceu chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e a mesma não caiu porque estava edificada sobre a rocha.
Não é momento propício ou talvez seja oportunidade da qual não deveremos perder em dizer aos atendentes da saúde que recriminam pacientes que aparece em horários para eles inapropriados que o médico dos médicos, Dr. Jesus Cristo, especialista em curar diz-lhes em Mateus 9: 12 que Não necessitam de médico os são, mas sim, os doentes.  Advertindo-os de que deve os homens lembrar e praticar imagem e semelhança de Deus nos gestos e nas ações. Não sendo jamais intolerantes e impacientes com os necessitados. Ainda mais sob pena de um ou dois insensíveis macular uma classe inteira de médicos que honram a profissão, que é uma verdadeira missão. Uma das mais parecidas com a obra de Cristo quando se refere à função de acolhimento dos enfermos.
As manifestações acerca do caráter de Cristo são de uma riqueza inesgotável. Estas considerações por nós emitidas com intenções de literalidade cumprem apenas em estimular e incentivar a todos que busque a face de Jesus Cristo por todas as vossas vidas e não somente nas épocas natalinas. Mesmo porque abordagem que ora articulamos é de maneira breve e resumida, pois tratar de tudo num espaço diminuto do rádio seria de todo impossível. Explicamos que as intenções de alcance da mensagem são para todos os credos. Pedimos a todos que aceitem nossas escusas se por hipótese a abordagem tenha se dirigido com viés específico e direcionado. Nossa intenção é generalizada e para que todos possam sentir-se um tanto abençoados pela singularidade de Jesus Cristo.
Em 23 de Dezembro de 2011. EDITORIAL ESPECIAL DE NATAL CONEXÃO VERDADE.


SÃO OS VOTOS AO OUVINTES DO PROGRAMA CONEXÃO VERDADE E A TODOS OS LEITORES DO BLOG DO PITOMBO - POR: ALEX, ROGÉRIO LIMA, DJ. PEDRINHO, CARLOS HENRIQUE, DR. JOSÉ ANTONIO E RENIVAL PINTO

Nenhum comentário: