sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

EDITORIAL ESPECIAL DE FINAL DE ANO RETROPECTIVA 2011

Ano Novo, Tempo de Renovação  Recados para Orkut 
  
EDITORIAL ESPECIAL DE FINAL DE ANO RETROSPECTIVA 2011
RADIO DIAMANTINA FM 95,5
CONEXÃO VERDADE – BLOG - blogdopitombo.blogspot.com  
Criação e redação: Rogério Lima de Oliveira.
Narração e voz: Alexsandro de Oliveira Pereira. (ALEX OLIVEIRA
Radio: Diamantina FM, 95,5
Programa: CONEXÃO VERDADE, 2ª A 6ª DAS 07:00 AS 08:00, HORAS.
blogdopitombo.blogspot.com: Renival Pinto:

“O êxito nasce de duas virtudes. Da audácia e da paciência. Da audácia para vencer os obstáculos e da paciência para vencer as injustiças.” (Napoleão Bonaparte.).
 ”Constituição Brasileira. Artigo único: todo brasileiro fica obrigado a ter vergonha na cara”.
Capistrano de Abreu.
As opiniões editoriais elaboradas pela equipe do conexão verdade durante todo o ano de 2011, levou-nos a muitas reflexões e constatações. Esperamos que a mesma coisa tenha acontecido com você. Você que também construiu história com o programa de comunicação de todas as suas manhãs. Inclusive nos sábados e domingos quando alguns ainda digerem o que fora discutido na semana e em especial no editorial de sexta feira. Os comentários de nossos interlocutores nos impulsionam a caprichar nas construções subseqüentes, de sexta as sextas feiras.
Para que idéias tomassem forma, pesquisamos nos livros científicos e do direito. Especialmente na constituição federal e nos estatutos da criança, do homem, do desarmamento e do idoso. Mas nenhum superou a bíblia sagrada. Esta é, verdadeiramente, a mais completa, firme e valiosa de todos os ensinamentos. Desta se origina todos os demais papeis escritos. No nosso sentir. No nosso entender e compreender que todas as discussões, conflitos e dores devem levar a paz e a felicidade. Por que o próprio livro sagrada nos diz que nascemos para brilhar, para ser feliz, para ser cabeça e não cauda. Com isto, imaginamo-nos sempre no lugar do outro. Para que nossa voz seja escutada como se fosse o grito do oprimido. Sem nos importar se iremos ser interpretados como um tanto de cabotinisse ou hipocrisia. Porque, ao recorrermos à bíblia, descobrimos que quem esquadrinha o homem e conhece o seu coração é Deus. É quem sabe das intenções e da veracidade em favor de uma maioria humilhada e violentada em seus mais primários direitos fundamentais. É o criador e inspirador de tudo. Ele é, O TODO PODEROSO. Ele não é somente poderoso. Ele é o todo. O completo. O Integral. O Substancial. O Necessário. Indispensável. Imprescindível. 
Como bem definiu Ihering em sua luta pelo direito, de que o meio é a luta árdua e combativa e a paz, o fim. O objetivo com o qual persistimos, buscamos e almejamos alcançar.
Por isto, sentimo-nos tranqüilos quando aqui denunciamos e criticamos impiedosamente as autoridades políticas, policiais, ministeriais e judiciárias, quando estes foram de algum modo negligente, inoperantes, excessivos e abusivos, nalguns casos e em muitas oportunidades indiferentes. Esta qualificação no sentir de Paulo Queiroz, onde se caracteriza o contrário do amor. Muitos sentam nos bancos da praça, providos de saúde, disposição e dinheiro. Assentos em que por vezes estão debaixo, humanos abatidos e à margem da sociedade. Porém, ainda que momentaneamente implacáveis, não esquecemos que por trás dos criticados, quando o apontamento direcionar-se a pessoas, existe um ser humano e este deve ter chance de se defender e quando necessário for não hesitaremos em corrigir e reconhecer os eventuais acertos. Não entendemos que a atitude de voltar a trás em algumas opiniões seja demérito. Só quem não se flexibiliza ou muda de pensamento ainda que raramente seja poste. Apenas somos intransigentes com os opressores, mas jamais imprudentes e insensatos com os demais. Perfilamo-nos a Che Guevara quando diz que é preciso ser duro sem jamais perder a ternura e muito mais ainda conforme está escrito em 2.  Timóteo 1:7, quando nos impacta dizendo: Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.Ouça com atenção a repetição, pausadamente: DEUS NÃO NOS DEU O ESPÍRITO DE COVARDIA, MAS DE PODER, DE AMOR E DE MODERAÇÃO. MODERAÇÃO. Insistimos nisto.
 Pois bem, senhores.
Muitas coisas aconteceram no âmbito mundial, federal, estadual e local.
O Brasil resistiu à crise econômica mundial e muito, recentemente, desbancou o reino unido elevando-se a sexta economia do mundo. Esforços e atitudes plantadas e desenvolvidas por Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e nesta primeira fase, por Dilma Rouseff. Esta, convivendo e adotando medidas de exclusão e exoneração de sete de seus ministros acusados ou envolvidos pelo lamaçal da corrupção. O mal maior da sociedade. Prática que retira e diminui sobremaneira a eficiência da educação, da economia, da saúde, das políticas públicas e sociais. O exercício deplorável e nocivo da corrupção potencializa para que exista uma sociedade marginal, enferma, sem escolas e saúde de qualidades. Dado que isto não dar voto. A urna tem sido alvo único dos políticos medíocres e que pensa pequeno. Eles transformam atos obrigatórios e da mais estrita legalidade como se fosse premiação aos servidores públicos. Em vez de fomentar a política do emprego e renda, prefere incentivar a bolsa família, bolsa educação e sabe lá o que mais. O governante prefere praticar um salário injusto para posteriormente adicioná-lo como se fosse premiação, como se dar na educação de nosso município. Disto a sociedade não se libertou em 2011. Continua escrava destes opressores. Continuamos a absorver e a arcar com o custo alto de pagar em duplicidade por escola, segurança, saúde e acesso a estradas que nasceram do estado e depois se fizeram privadas sem aquiescência de quem bancou as construções viárias. Continuamos com o sentimento simultâneo de felicidade e vergonha ao mesmo tempo. Feliz pela esperança que se renova a cada promessa e triste pela frustração de cada descumprimento da palavra afiançada por representante ilegítimo e fraudulento.
Os Estados Unidos e a Líbia se revelaram tão perversos e piores quanto seus algozes e terroristas, no instante em que praticou atos de desumanidade ao executar Bin Laden e Kadaffi. Poderia os implicados ser condenados à forca, injeção letal ou cadeira elétrica, mas, antes teriam que ser julgados. O mundo viu os executores aceitar a indução de serem, covardemente, quase iguais aos referidos terroristas.
Muita coisa aconteceu. Deveremos separar algumas ocorrências e aprender a realizar diferente dos péssimos exemplos e iguais às boas práticas. A imprensa foi decisiva e em muito contribuiu com a sociedade, com a punição de corruptos e com o perdão dos inocentes. Sem esta, certamente, tudo seria pior. Os políticos roubariam mais, os homicidas e genocidas escapariam impunes e o povo não decidiria sozinho quanto a vossas escolhas.
Como sempre, os assuntos são muitos para um espaço curto.
Dentre os inúmeros erros e acertos da nação brasileira, o que se revela preocupante é a disputa de poder do judiciário versus seu órgão controlador, o CNJ – Conselho Nacional de Justiça. Muitas ponderações ambas precisam fazer. Um não pode ter poder decisório de menos e outro não pode de mais. A sociedade sabe que existe “juízes bandidos atrás da toga”, sentimento traduzido pela baiana Corregedora Nacional de Justiça, Eliana Calmon. Evidentemente que magistrados não são máquinas e Rob ores, portanto, passíveis de falha. Inclusive falha no caráter. Mas, são poucos e que necessitam ser extirpado sim do judiciário. São servidores público como qualquer outro, mas, que decidem sobre a vida e a liberdade das pessoas, os mais importantes bens jurídicos tutelados. Não podemos admitir que se instaure a insegurança jurídica. Temos que fazer o nosso ordenamento pátrio mais eficaz, eficiente, célere e justo. Jamais menosprezando o contraditório e a ampla defesa, mas, também não permitindo que tais princípios nucleares venham a eternizar a resposta urgente para quem a busca com sede que nunca se sacia. Por indiferença e falta de diligência dos governos.
Vimos inúmeras coisas ficarem pendentes em Itaberaba. O hospital regional não voltou a funcionar a contento. Vai ver que, ficticiamente, ele até funciona. Ao menos para o secretário de saúde estadual Jorge Sola. A saúde municipal anda deplorável. Falta remédios, exames ainda demoram até um ano para a obtenção de resultados, como denuncia ouvintes e pacientes no conexão verdade, o trânsito não foi regulamentado, o salário dos servidores do ano de 2000 não foi cumprido como prometeu o prefeito em palanque na praça do coqueiro, não adotaram regime de urgência urgentíssima para que se viabilizasse a compra do terreno do Ifhet, (prazo expira até 6 de fevereiro), esgoto que causa doenças não foi resolvido completamente e outros estouraram e não consertaram e ainda divulgam a obrigação de pagar o funcionalismo em dia como realização inconquistável. Que as ações em andamento na justiça sejam decididas para punição ou declaração de inocência dos acusados. Que o MP seja mais diligente e também dê a resposta que a sociedade clama.
Acreditamos, entretanto, que algo será efetuado em 2012. Tomara que seja pelo cumprimento das promessas e não pela visão da urna eletrônica se aproxima rapidamente. Tomara que saia o centro administrativo, que acabem com as locações de veículos tidos como de vereadores e secretários. Esperamos que todos os demais veículos utilitários passem a ser próprios do município como já anunciou o prefeito que será o expressinho saúde. Ficamos felizes com a notícia dada pelo chefe do executivo. Inclusive reconhecemos o trabalho feito no monte, na aquisição de retransmissor de sinal de tv, ruas, pavimentações e praças recuperadas e renominada. Numa cidade onde todos se conhecem, todos sabem quais os vereadores que possuem benesses viabilizadas por intermédio de laranjas que no futuro pode ser um abacaxi para todos eles... Não renovando seus mandatos e até quem sabe  fazendo com que os mencionados respondam por crime de responsabilidade e de improbidade administrativa.
 FELIZ 2012 PARA TODOS. Asseguramos direito de resposta para quem tenha se sentido ofendido. Nossa intenção não é ofender a ninguém pessoal ou particularmente. Felicidades a todos e até o próximo ano.
DESAMOS UM 2012 DE SAÚDE, PAZ FELICIDADE E PROSPERIDADE, SÃO OS VOTOS AOS OUVINTES DO PROGRAMA CONEXÃO VERDADE E A TODOS OS LEITORES DO BLOG DO PITOMBO - POR: ALEX, ROGÉRIO LIMA, DJ. PEDRINHO, CARLOS HENRIQUE, DR. JOSÉ ANTONIO E RENIVAL PINTO

                       Itaberaba, em 30 de Dezembro do ano de 2011.  


Nenhum comentário: