terça-feira, 11 de outubro de 2011

CREDIBILIDADE ABALADA, VIGILANCIA DOBRADA. EMPRESA VENCEDORA PARA REALIZAR CONCURSO NA CÂMARA MUNICIPAL DE ITABERABA DE ITABERABA É ACUSADA DE PLAGIO!

  
CREDIBILIDADE ABALADA!

Fonte: http://www.pimenta.blog.br 27/jun/2011. 
CREDIBILIDADE CREDIBILIDADE 00 | Autor: Seu Pimenta 
O Instituto de Estudos Regionais e Desenvolvimento Municipal (IEPDM) terá prazo de 48 horas para explicar as denúncias de “plágio” em 15 das 20 questões da prova de conhecimentos específicos do  concurso público para enfermagem em Coaraci, no sul da Bahia. A denúncia foi feita por uma candidata e publicada no PIMENTA.
A prefeita Josefina Castro considera o prazo concedido a “melhor decisão” para que a empresa esclareça “aos candidatos inscritos e comunidade regional sobre as acusações lançadas”. As provas do legítimo Ctrl C Ctrl V foram aplicadas no último dia 19.
Além de copiar integralmente da internet 15 das 20 questões da prova para o cargo de enfermeiro, a empresa também responde a dezenas de recursos por “incompatibilidades dos gabaritos”.
A prefeita também afirma, em nota, que a IEPDM foi selecionada em processo licitatório “regular”, que envolveu cinco concorrentes, e apresentou documentação comprobatória “de empresa profissional de ilibada reputação e que atende a todos os ditames da Lei”.
Há pouco, o PIMENTA conversou, por telefone, com o secretário de Administração de Coaraci, Lourival Araújo Júnior. De acordo com ele, qualquer decisão será tomada somente após avaliação da Procuradoria Jurídica municipal.
“Algumas pessoas entraram com recursos em relação aos gabaritos, mas não sabíamos dessa quantidade de questões [copiadas integralmente de outros concursos]”. A anulação do concurso não é descartada pelo governo. 
Fonte: http://www.pimenta.blog.br27/jun/2011 . 18:00 | Autor: Seu Pimenta
Prefeitura pode ser obrigada a anular provas de concurso.
A prefeitura de Coaraci, no sul da Bahia, abriu edital de concurso público, no último dia 5 de maio, para a contratação de 143 profissionais em diversas áreas, sendo 11 vagas para enfermeiros. Para aplicar as provas, contratou o Instituto de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento Municipal (IEPDM).
A empresa feirense, pelo que se percebe, decidiu recorrer à internet para “elaborar” as questões das provas. Na verdade, copiou-as integralmente de concursos como da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ou da prefeitura de Diadema (SP). Autêntico Ctrl+C Ctrl+V, como denuncia uma candidata a uma das vagas de enfermagem.
Fala a enfermeira:
- Estou revoltada com esta falta de compromisso por parte da empresa organizadora, além de conter questões cujos assuntos não constavam no conteúdo programático disponibilizado no ato de inscrição, a empresa tenta nos enganar aplicando uma prova com questões literalmente copiadas de outros concursos.
A profissional enumerou as questões copiadas de outros certames. Das 20 que buscavam aferir o conhecimento específico do candidato, 15 foram copiadas da internet. A prova possuía um total de 40 questões (20 delas provas de português e 20, conhecimentos específicos). Ou seja, praticamente metade foi “colada” da internet.
A enfermeira disse ter desconfiado e passou a examinar a prova item por item, quando se deparou com o escândalo (clique no “leia mais” para conferir todas as questões copiadas).
As provas foram aplicadas no dia 19 de junho. O valor de inscrição no concurso variou de R$ 35,00 (cargos que exigiam fundamental incompleto) a R$ 80,00 (nível superior). Em 2010, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) se viu obrigada a cancelar concurso público para analista e técnico universitário devido a problemas semelhantes: questões mal elaboradas ou copiadas integralmente da internet (relembre aqui).
O conteúdo da questão 21 de conhecimentos específicos aplicada pela IEPDM para o cargo de enfermeiro em 2011 no município de Coaraci-Ba é o mesmo que está contido na questão 50 da prova específica aplicada pela UFF em 2002 (disponível em:
http://www.coseac.uff.br/concursos/huap/2002/provas/NS20_prova.PDF)
O conteúdo da questão 22 de conhecimentos específicos aplicada pela IEPDM para o cargo de enfermeiro em 2011 no município de Coaraci-Ba é o mesmo que está contido na questão 17 da prova específica para técnico de enfermagem aplicada pela UFMG em 2006(disponível em:
O conteúdo da questão 24 de conhecimentos específicos aplicada pela IEPDM para o cargo de enfermeiro em 2011 no município de Coaraci-Ba é o mesmo que está contido na questão 28 da prova específica para técnico de enfermagem aplicada pela UFMG em 2006(disponível em:
O conteúdo da questão 25 de conhecimentos específicos aplicada pela IEPDM para o cargo de enfermeiro em 2011 no município de Coaraci-Ba é o mesmo que está contido prova específica para médico sanitarista aplicada pela UFMG em 2006(disponível em: www.ufmg.br/online/arquivos)
O conteúdo da questão 27 de conhecimentos específicos aplicada pela IEPDM para o cargo de enfermeiro em 2011 no município de Coaraci-Ba é o mesmo que está contido na questão 29 da prova específica para técnico de enfermagem aplicada pela UFMG em 2006(disponível em:
O conteúdo da questão 29 de conhecimentos específicos aplicada pela IEPDM para o cargo de enfermeiro em 2011 no município de Coaraci-Ba é o mesmo que está contido na questão 33 da prova específica para técnico de enfermagem no concurso de Goiás aplicada pela FUNCAB em 2010.
O conteúdo da questão 30 de conhecimentos específicos aplicada pela IEPDM para o cargo de enfermeiro em 2011 no município de Coaraci-Ba é o mesmo que está contido na questão 39 da prova específica para enfermeiro no concurso de Goiás aplicada pela FUNCAB em 2010.
O conteúdo da questão 33 de conhecimentos específicos aplicada pela IEPDM para o cargo de enfermeiro em 2011 no município de Coaraci-Ba é o mesmo que está contido na questão 51 da prova específica para técnico de enfermagem no concurso de Goiás aplicada pela FUNCAB em 2010.
O conteúdo da questão 34 de conhecimentos específicos aplicada pela IEPDM para o cargo de enfermeiro em 2011 no município de Coaraci-Ba é o mesmo que está contido na questão 55 prova específica para enfermeiro PSF no concurso de Diadema-SP em 2010 aplicada pela Vunesp em 2010.
O conteúdo da questão 35 de conhecimentos específicos aplicada pela IEPDM para o cargo de enfermeiro em 2011 no município de Coaraci-Ba é o mesmo que está contido na questão 34 prova específica para enfermeiro no concurso de Diadema-SP em 2010 aplicada pela Vunesp em 2010.
O conteúdo da questão 36 de conhecimentos específicos aplicada pela IEPDM para o cargo de enfermeiro em 2011 no município de Coaraci-Ba é o mesmo que está contido na questão 58 prova específica para enfermeiro no concurso de Diadema-SP em 2010 aplicada pela Vunesp em 2010.
O conteúdo da questão 37 de conhecimentos específicos aplicada pela IEPDM para o cargo de enfermeiro em 2011 no município de Coaraci-Ba é o mesmo que está contido na questão 53 prova específica para enfermeiro PSF no concurso de Diadema-SP em 2010 aplicada pela Vunesp em 2010.
O conteúdo da questão 38 de conhecimentos específicos aplicada pela IEPDM para o cargo de enfermeiro em 2011 no município de Coaraci-Ba é o mesmo que está contido na específica aplicada pela UFF em 2002 (disponível em:http://www.coseac.uff.br/concursos/huap/2002/provas/NS20_prova.PDF
O conteúdo da questão 39 de conhecimentos específicos aplicada pela IEPDM para o cargo de enfermeiro em 2011 no município de Coaraci-Ba é o mesmo que está contido na questão 48 da prova especifica para enfermeiro aplicada pela UFMG em 2006(disponível em:
Agora, para comparar, aqui estão os links das provas do concurso da prefeitura de Coaraci:

Nenhum comentário: