segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PREFEITO JOÃO FILHO - DEM OPTA PELA CEGUEIRA NA POLÍTICA DA SAUDE DE ITABERABA

 
Na última década, nossa cidade (Itaberaba) Portal da Chapada adormece sobre um clima de cegueira política. Sem êxito nas manifestações da vontade ser líder com o respeito que nos arremata por uma idéia apequenada dos que se sentem donos do poder. O eleitor, mais do que em qualquer época da história política de Itaberaba o verdadeiro responsável pela máquina administrativa e legislativa que causa esta letargia. Já que exemplos de conturbações políticas à sombra da corrupção atormentam a ética de nossos votos, muitas vezes, lamentosamente, apoiados pelos protagonistas do circo político, os eleitores.
 O sistema de reeleição, criado no governo de FHC- PSDB é possivelmente um dos piores traumas do sistema político atual. São os quatro primeiros anos alimentando a população de modo corrupto e insustentável, gerando uma verdadeira escravidão pública à custa do maquinário financeiro do município. A forma de poder criada pelos romanos cai como uma luva nessa situação. Pão e circo. E de modo cego milhares de eleitores, devedores fiéis de políticos são manipulados a repetir o voto no próximo pleito, caso o contrário, perdem os supostos “benefícios”, quais estes, deveres do executivo e legislativo para seus cidadãos. Não são estes as obrigações dos prefeitos e vereadores para seus correligionários. Não é um emprego em cargo comissionado para suas marionetes políticas que vai fazer com que o sistema social se desenvolva. Mas a visão de todo o conjunto social em busca da auto-sustentação aliando as forças políticas em favor do crescimento de toda comunidade.
São tristes e real os depoimentos do povo sofrido as Radio da cidade que traz em seu clamor a falta de compromisso com a saúde, pois a dor e o sofrimento que humilha as portas dos PSFs, ou nas filas dos Hospitais pena as famílias mais humildes que não tem um apadrinhado perante quatro anos. E assim, vai sendo usurpado o ponto de vista crítico da população, que se vende a favores e obrigações como se bastasse apenas seu pão na mesa e sua cabeça sob um teto. Não! Não podemos ficar parados em meio à cegueira política. O “rouba, mas faz” não pode ser uma esperança em meio a tantos políticos corruptos como se o simples gesto de fazer algo ou ceder um privilégio o livrasse de todas as culpas de uma má administração do dinheiro do povo. E com o cabresto do neocoronelismo, quatro anos depois de por o “bom” prefeito e familiares no poder, o eleitor confirma a reeleição, garantindo ao seu município que nos próximos quatros anos o “senhor prefeito e familiares” vão sugá-lo até a última promessa vã, para quem sabe, depois de oito anos voltar à casa do humilde eleitor, prometendo mais dois mandatos de muitos benefícios.
 Nossos olhos são uma forte forma de fiscalizar os erros ao nosso redor, a mancha que teima em sujar o público. Porém, nossa voz é o instrumento mais sagrado da democracia plena e viva e é através dela que podemos, sim, nós podemos; realizar um verdadeiro e limpo jogo político no contexto em que vivemos. É preciso força, união e coragem em gritar mais alto que os disparos silenciosos que calam vozes mártires, pois esperar não é saber, quem sabe faz a hora e não espera acontecer.
A cegueira de não querer enxergar. Orçamento Municipal – 2011,  Secretaria de Saúde valor anual, 19.873.838,00, (dezenove milhões oitocentos setenta e três mil e oitocentos e trinta e oito reais) sendo 1.656.153,16, (um milhão seiscentos cinqüenta e seis mil cento e cinqüenta e três reais e dezesseis centavos).
Pena da cegueira desta geste, com 54.448.87 (cinqüenta e quatro mil quatrocentos e quarenta e oito reais e oitenta e sete centavos) por dia para se investir em saúde na prefeitura de Itaberaba. 
 
NO ORÇAMENTO 2011, NÃO CONSTA UM CENTAVO PARA GASTA NA POLÍTICA MUNICIPAL DE ATENÇÃO EM OFTALMOLOGIA.
N
Como pode o povo tem que fica CEGO, não tem no orçamento um centavo para investir em política de saúde do OLHO, POLÍTICA MUNICIPAL DE ATENÇÃO EM OFTALMOLOGIA, uma agressão a população de Itaberaba. A cidade conta com Dr. HIGRANT MONTE, CIRURGIÃO OFTALMOLOGISTA, residente em Itaberaba e trabalha em outros municípios, exemplo Rui Barbosa e Iaçu, pasmem mais Itaberaba tudo é possível.
  
O PODER LEGISLATIVO omisso em não apresentar um projeto de Lei que garanta exame oftalmológico para estudantes da rede publica de ensino.
Precisa ser criado e aprovado na Câmara de vereadores de Itaberaba um projeto de lei que garante a todos os alunos das escolas municipais o exame oftalmológico. 
A relação entre dificuldade de aprendizado e problemas de visão pode ser fruto como mostra diversos estudos e não chega a ser uma novidade.
 Sem o projeto de lei para os alunos da rede pública de ensino, o problema tende a crescer pela ausência do municio, vez que, o acompanhamento e consultas preventivas não fazem parte da rotina das famílias mais pobres, pois dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). São estudantes que em sua maioria não têm condição de pagar pelo exame e vão adiando o tratamento da doença que vai se agravando com o passar do tempo.


               

Nenhum comentário: