sexta-feira, 26 de agosto de 2011

COLEGIO ESTADUAL DE ITABERABA E SUA ORIGEM, NÃO SEPARA A TRADICIONAL HISTORIA E DO PRESENTE - CETEP

Historia gigante ao longo de décadas de ensino, onde forma cidadãos, profissionais, técnicos, doutores e lideranças políticas, é a marca de muitos que passaram de alunos a professores e administradores.
Dr. José Amando Sales Mascarenhas
Estudou em 1955; o Secundário no Ginásio de Itaberaba.
Vice-Diretor e diretor interino do Colégio Estadual de Itaberaba, 1973; professor de 1969-1975. 
Vereador de Itaberaba - MDB, 1971-1973.

Suplente Deputado Estadual, MDB, 1979-1983, assumiu ago. 1982 a jan. 1983; Deputado Estadual pelo - PMDB, 1983-1987; reeleito Constituinte, PMDB, 1987-1991; Governador interino do Estado da Bahia, 06/10 a 16/10/1989 e 16/10 a 24/10/1990; suplente de deputado pelo PMDB, 1991-1995, efetivou-se em jan. 1993.

Presidente da Câmara Municipal de Itaberaba (1971-1972).
Presidente Assembléia Legislativa da Bahia (1989-1991).
Colégio Estadual de Itaberaba teve seu período e sua importância sobre a administração do Professor LUIZ OLIVEIRA.    


Esta historia continua viva contada no então time do qual Ivan (Prefeito de Redenção) participou na sua época de estudante de nível médio: time do Colégio Estadual de Itaberaba. Ainda não era o Peñarol não, este veio depois. Time de colégio, geralmente, era formado pelos melhores jogadores que lá estudavam. Nesta foto histórica. Ali estavam os melhores jogadores de Itaberaba daquela época. Em pé da esquerda para a direita: (Luiz Oliveira Diretor do Colégio e Presidente do time), Juca do Braz, Ruzinho, Palestra, e Canário. Agachados: Nenga (o surfista), Cláudio, Ivan (atual Prefeito de Redenção, Mister e Fernadinho. 
O Professor Luiz Pescosin, assim conhecido, foi Vereador pelo município de Itaberaba por 05 (cinco) Legislatura e Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itaberaba, por 06 (seis) vezes, vice-prefeito de 2004/2008.

O Diretor atual, Professor Juvenal, um jovem sonhador, idealiza parte de suas metas a frente da gestão do CETEP, então Colégio Estadual, onde foi aluno e hoje é diretor ao lado de ex-diretores, como o Professor Luiz Oliveira, que ensina a mais de  04 (quatro) década.
Professor Juvenal trabalhando na Diretoria do CETEP.

Sala de Recepção do CETEP.
 Laboratório do Curso Técnico de Enfermagem, uma nova realidade, mais capacitação e proficionalização.
Nova visão na entrada do CETEP, demonstra que alunos, profissionais e sociedade zela pela nova cara da instituição mais importante do município.

Laboratório do curso de técnico em manutenção de informatica, mais preparo profissional.



CETEP - ORGULHO DO ITABERABENSE!
 
Canteiros e plantações deixa frente do CETEP com uma visão moderna demostrando a renovação da gestão. 
 O curso técnico de agricultura o CETEP prioriza, em tempos que o município é destaque nacional na agricultura. 

A Quadra de Esporte do CETEP, é um sonho próximo de ser realizado, pois é um dos projetos da equipe que colabora com o Diretor Professor Juvenal, que levará mais lazer para os estudantes e profissionais.
Aqui se projeta mais um Quadra de Esporte para o Basquete e Vôlei, ampliando o espaço de lazer do CETEP.
Aqui será uma área coberto, para aulas de propriedade para este espaço e eventos, tornado o CETEP, os tempos das festas colegiais, e dos músicos, que já marcaram épocas em Itaberaba. 
Trabalho dos alunos mostra a cultura de Itaberaba a historia não pode ser apagada.
Esta é a visão de uma instituição que tanto já contribuiu para formar cidadãos (a), doutores, técnicos professores. Muitos dos governantes de hoje em nossa região e no município já foi estudante do Colégio Estadual de Itaberaba. O atual prefeito João Filho, prefeito de Utinga Joylson Viera, o prefeito de Nova Redenção Ivan Soares, tantos outros. 
Esta historia vai continuar parabenizamos a todos que ajudaram a construir, e os que da continuidade, apoiaremos incondicionalmente para transfonação de uma sociedade mais capacitada.   

4 comentários:

Valmir do Mel disse...

Parabens,
Belo trabalho. Fui aluno do Colegio Estadual desde a 5a serie à conclusão do curso tec. em contabilidade. Tenho muito amor por esse colegio pois foi minha base para Ingressar na faculdade de Agronomia da UFBA, hoje tambem mudada para UFRB.
Acho que a mudança para CETEP vem fortalecer pois na região se diferencia dos demais colegios, por ser especifico como colegio profissionalizante,chamando a atenção do governo para investimentos mais diretos à formação de mão-de-obra.
Portanto, acho que a historia do colegio deve continuar viva, aqui nas publicações, na biblioteca, até mesmo criando uma sala memorial, porem o nome na estrutura fisica sugiro que seja substituido totalmente por CETEP para não confundir e ajudar no fortalecimento da unidade continuando como referencial porém agora como CETEP Pois,ele passa a ser um Centro Territorial para atender 13 municipios em conjunto com o CETEP II da cidade de Mundo Novo. Precisamos fortaleceer essa unidade. O nome, a propaganda de boca em boca com todas as familias que participam dele, é fundamental para ajudar fortalecer.

Valmir Macedo

darlan disse...

Adorei ver as fotos dos meus amigos de infância, CLAUDIO, MISTER, PALESTRA ETC.... joguei futebol com todos esses que estão ai nesta foto, sai de itaberaba,para mim tornar um jogador profissional, abraços do seu amigo de infância DARLAN, FIQUEM COM DEUS, darlanjanes@hotmail.com

darlan disse...

Adorei ver as fotos dos meus amigos de infância, CLAUDIO CURINGA MISTER, PALESTRA, JUCA DO BRAZ E ETC....joguei futebol com todos esses que estão ai nesta foto, sai de itaberaba,para mim tornar um jogador profissional, abraços do seu amigo de infância DARLAN, FIQUEM COM DEUS, darlanjanes@hotmail.com

DARLAN JANES MACEDO SILVA disse...

Adorei ver as fotos dos meus amigos de infância, CLAUDIO CURINGA MISTER, PALESTRA JUCA E ETC....joguei futebol com todos esses que estão ai nesta foto, sai de itaberaba,para mim tornar um jogador profissional, abraços do seu amigo de infância DARLAN, FIQUEM COM DEUS, darlanjanes@hotmail.com