quarta-feira, 28 de março de 2012

A situação no município de Itaberaba é de calamidade publica.

 

A situação no município de Itaberaba é de calamidade publica.

Só o prefeito João Filho não quer ver, o povo vive na zona rural o clamor faz as pessoas que visitar chorar. Não chove há mais de um ano. As plantações, não germinaram o abacaxi que é a principal fonte de renda do município mais de 50% já estar comprometida. A situação do pouco gado que resta é ainda pior: pequenos criadores vêm perdendo o pouco rebanho que ainda resta. Poucas são as aguardas que ainda têm alguns (reservatório) que tenha água, todas secaram. Com este desabafo, a população começa a fica indignada com a falta de atitude do prefeito João Filho (PP) pela situação em que se encontra a cidade de Andaraí, portal Chapada Diamantina. Foi decretado estado de calamidade pública em vários municípios por causa da seca que atinge a região menos em Itaberaba. A cobrança ao prefeito, que não reagir o clamor. A única saída seria decretar o estado de calamidade em função da fome e da falta de recurso municipal. Carece com urgência a contratação de carros pipa para atender as famílias carentes da zona rural como em reforçar a merenda escolar e na distribuição de cestas básicas para ajuda à população.
Itaberaba tem aproximadamente 62 mil habitantes, 30% mora na zona rural mais acredita que hoje 60% da população vive da produção agrícola sendo a maioria deles sobrevive da agricultura de subsistência, muito dos que moram na zona rural não tem acesso à água potável. Nos povoado da LAGOA DO CORRAL, SALINA, a situação é muito grave, por exemplo, o uso de água salobra pode provocar cálculo renal e hipertensão. Em outras comunidades, neste período de seca, o consumo de água contaminada com fezes de animais pode provocar diarréia. A população reclama da falta de utilização do rio Paraguaçu, o principal rio que banha o município de Itaberaba, e lamenta: Se nesse período houvesse investimento em redes de abastecimento, talvez a gente não tivesse nesta situação.
Os senadores que tiveram uma votação expressiva em Itaberaba sendo Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB) têm a obrigação de transmitir o problema ao ministério da Integração Nacional. Essa é nossa esperança é de que haja uma força tarefa entre Município, Estado e União com relações a ações imediatas e também preventivas. Precisamos acabar com essa indústria da seca, este é o desabafo de todos.

Nenhum comentário: