segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Causas da Violência no Brasil, Bahia e em Itaberaba‼

  
  


 Causas da Violência no Brasil, Bahia e em Itaberaba

Nos últimos anos, a sociedade brasileira entrou no grupo das sociedades mais violentas do mundo.

Hoje, o país tem altíssimos índices de violência urbana (violências praticadas nas ruas, como assaltos, seqüestros, extermínios, etc.); violência doméstica (praticadas no próprio lar); violência familiar e violência contra a mulher, que, em geral, é praticada pelo marido, namorado, ex-companheiro, violência no trânsito etc...
A questão que precisamos descobrir é porque esses índices aumentaram tanto nos últimos anos. Onde estaria a raiz do problema?... 
Infelizmente, o governo tem usado ferramentas erradas e conceitos errados na hora de entender o que é causa e o que é conseqüência. A violência que mata e que destrói está muito mais para sintoma social do que doença social. Aliás, são várias as doenças sociais que produzem violência como um tipo de sintoma. Portanto, não adianta super-armar a segurança pública, lhes entregando armas de guerra para repressão policial se a “doença” causadora não for identificada e combatida.
Já é tempo de a sociedade brasileira se conscientizar de que, violência não é ação. Violência é, na verdade, reação. O ser humano não comete violência sem motivo. É verdade que algumas vezes as violências recaem sob pessoas erradas, (pessoas inocentes que não cometeram as ações que estimularam a violência). No entanto, as ações erradas existiram e alguém as cometeu, caso contrário não haveria violência. 
Em todo o Mundo as principais causas da violência são: o desrespeito -- a prepotência -- crises de raiva causadas por fracassos e frustrações -- crises mentais (loucura conseqüente de anomalias patológicas que, em geral, são casos raros).
Exceto nos casos de loucura, a violência pode ser interpretada como uma tentativa de corrigir o que o diálogo não foi capaz de resolver. A violência funciona como um último recurso que tenta restabelecer o que é justo segundo a ótica do agressor. Em geral, a violência não tem um  caráter meramente destrutivo. Na realidade, tem uma motivação corretiva que tenta consertar o que o diálogo não foi capaz de solucionar. Portanto, sempre que houver violência é porque, alguma coisa, já estava anteriormente errada. É essa “coisa errada” a real causa que precisa ser corrigida para diminuirmos, de fato, os diversos tipos de violências.
No Brasil, a principal “ação errada”, que antecede a violência é o desrespeito. O desrespeito é conseqüente das injustiças e afrontamentos, sejam sociais, sejam econômicos, sejam de relacionamentos conjugais, etc. A irreverência e o excesso de liberdades (libertinagens, estimuladas principalmente pela TV), também produzem desrespeito. E, o desrespeito, produz desejos de vingança que se transformam em violências.
Nas grandes metrópoles, onde as injustiças e os afrontamentos são muito comuns, os desejos de vingança se materializam sob a forma de roubos e assaltos ou sob a forma de agressões e homicídios.
Já a irreverência e a libertinagem estimulam o comportamento indevido (comportamento vulgar), o que também caracteriza desrespeito e produz fortes violências.
Observe que quando um cidadão agride o outro, ou mata o outro, normalmente o faz em função de alguma situação que considerou desrespeitosa, mesmo que a questão inicial tenha sido banal como um simples pisão no pé ou uma dívida de centavos. Em geral, a raiva que enlouquece a ponto de gerar a violência é conseqüência do nível de desrespeito envolvido na respectiva questão. Portanto, até mesmo simplesmente um olhar uma palavrão pode se transformar em desrespeito e produzir violência. Logo, a exploração, o calote, a prepotência, a traição, a infidelidade, a mentira etc., são atitudes de desrespeito e se não forem muito bem explicadas, e justificadas (com pedidos de desculpas e de arrependimento), certa­mente que ao seu tempo resultarão em violências. É de desrespeito em desrespeito que as pessoas acumulam tensões nervosas que, mais tarde, explodem sob a forma de violência.
Sabendo-se que o desrespeito é o principal causador de violência, podemos então combater a violência diminuindo os diferentes tipos de desrespeito: seja o desrespeito econômico, o desrespeito social, conjugal, familiar o desrespeito entre as pessoas (a “má educação”). Em termos pessoais, a melhor maneira de prevenir a violência é agir com o máximo de respeito diante de toda e qualquer situação. Em termos governamentais, as autoridades precisam estimular relacionamentos mais justos, menos vulgares e mais reverentes na nossa sociedade. O governo precisa diminuir as explorações econômicas (as grandes diferenças de renda) e podar o excesso de “liberdades” principalmente na TV e no sistema educativo do país. A vulgaridade, praticada nos últimos anos vem destruindo valores morais e tornando as pessoas irresponsáveis, imprudentes, desrespeitadoras e inconseqüentes. Por isso, precisamos, também, restabelecer a punição infanto-juvenil tanto em casa quanto na escola. Boa educação se faz com corretos deveres e não com direitos insensatos. Precisamos educar nossos adolescentes com mais realismo e seriedade para mantê-los longe de problemas, fracassos, marginalidade e violência. Se diminuirmos os ilusórios direitos (causadores de rebeldias, prepotências e desrespeitos) e reforçarmos os deveres, o país não precisará colocar armas de guerra nas mãos da polícia para matar nossos jovens cidadãos (como tem acontecido tão freqüentemente).

Os caminhos para a solução

Para um enfrentamento das causas, a participação de toda a sociedade – tanto cobrando soluções do Poder Público como se organizando em redes comunitárias de proteção e apoio, de desenvolvimento social e mesmo de questões de segurança pública – é um caminho apontado pelos especialistas. Não significa substituir as funções do Estado, mas trabalhar em conjunto. E é importante não transformar o diagnóstico, a identificação das causas, em motivo para mais violência. Afirmar que as áreas urbanas e rurais mais desprovidas de recurso facilitam a criminalidade não significa dizer que os moradores dessas áreas sejam culpados. Na verdade, além de enfrentar condições precárias de subsistência, essa população ainda é a principal vítima de crimes violentos.
Grande parte das ações necessárias está na gestão urbana e rural, que compete aos municípios. Como a segurança pública é tarefa dos Estados, é preciso haver integração entre políticas de políticas de segurança pública.
A escola também é um ponto importante: espaço privilegiado de convívio e de formação da pessoa, precisa ter qualidade e se integrar à comunidade a sua volta. Escolas que permanecem abertas nos finais de semana, para uso da comunidade, conseguem quase eliminar o vandalismo em suas dependências.
Além de uma escola pública melhor, fazem parte da lista de ações recomendadas por quem estuda a violência uma polícia melhor equipada, preparada e um Poder Judiciário mais ágil e, se necessário, mais rigoroso.

Faltam  no Brasil e em Itaberaba homens públicos que dêem exemplo de ética e honestidade 

Consoante demonstrar que a sociedade brasileira vive num círculo vicioso, no qual a impunidade, a violência e a corrupção estão interligadas e disseminadas. Para ele, faltam ao país homens públicos que dêem exemplo de ética e honestidade.
Ao contrário, os governantes e as autoridades têm sido cúmplices da impunidade no país. O ex-presidente Lula, por não ter condenado publicamente os acusados de corrupção em seu governo.
Impunidade, corrupção e violência caminham juntas, estão interligadas. A sociedade brasileira está impregnada desses três males. As pessoas que vivem de pilhar o país, de desviar dinheiro público, usam da violência para garantir seus esquemas ilegais, de saque da nação. Por outro lado, para que possam atuar, têm que continuar impunes.
O problema é que existem na sociedade brasileira grupos que ocupam posições-chave e que vivem do saque. Isso pode ter começado no Brasil Colônia, mas piora bastante em tempos mais recentes. Houve até momentos ou períodos da história em que havia, por razões institucionais ou pessoais, maior resistência contra a corrupção. Um exemplo é Dom Pedro II, pela posição que ocupava. Ele tentava dar um exemplo de honestidade, de ser contra a corrupção, o abuso do poder. Mas o saque aos cofres públicos é constante na história.
Claro. Há grandes interesses econômicos em jogo. Qualquer grande empreendimento que se anuncie, aparece para esses grupos como oportunidade de lucro. Infelizmente, a corrupção, a predominância de interesses de pilhagem, a ausência de ética e de espírito público estão disseminados na sociedade.
Existe uma crise generalizada. As nossas elites políticas estão desmoralizadas. Encontramos aqui e ali, no Legislativo, no Judiciário e no Executivo, alguns exemplos. Quando as pessoas não estão envolvidas diretamente em algum escândalo, são cúmplices da impunidade. Quando um governante deixa de investir em segurança, é cúmplice da violência. No Congresso, há uma ação corporativa de proteção, de tentativa de esvaziar as crises. Nos atuais governos, as pessoas foram acusadas de corrupção e as autoridades, em vez de condenar, passou a mão na cabeça delas. E agora ainda reclama que falam mal do Brasil no exterior.
No Brasil, na Bahia ou em Itaberaba nos últimos dez anos nada faz a diferença, todos conhecem o que tem acontecido, no poder executivo, legislativo e judiciário, totalmente impune.
          
CORRUPÇÃO E VIOLÊNCIA

“Tentaremos, e tentaremos sempre, To prometemos. Segue conosco, Mestre, segue conosco, abençoando-nos.
Queremos, agora, alcançar-te a paz”. (Maria Angélica).

Complacente, canga, ociosa, apriorista, doridas, equivocadas, eloqüência, estereotipada, falseteada, combatida, combalida, desacreditada, inoperante, geênica, insensata, melindrosa, são com estas sinonímias, que a política atual no Brasil poderá ser aquinhoada. Político palavra oriunda do grego - politikós, e do latim – politicu, tem como adjetivação aquilo que é relativo à, ou próprio da política, aos negócios públicos, trata ou se ocupa de política, delicado, polido, cortês, esperto, astuto, aquele que trata ou se ocupa de política; estadista, indivíduo político, astuto, esperto. Político, do verbo politicar. Usa-se ainda a expressão: estar político, comum no Brasil, normalmente popularizado, ou para os mais ásperos, estar zangado, de relações cortadas com alguém. A frase mais comumente usada nos dias atuais é: “Que País é esse?”. A “Operação Navalha”, empreendida pela Polícia Federal (PF), deixou muita gente importante de sunga nas mãos. “Nos bastidores da Operação Navalha, a maior já feita contra políticos no Brasil, afeta vários Estados e pode mudar a cara do governo Luis Inácio da Silva (Lula)”. Diríamos que não, pois a corrupção e a violência já estão incorporadas na cultura da maioria do povo brasileiro.
Uma dica para a justiça de nosso país; que se crie a “Operação Machado”, para cortar o mal pelo tronco. Já esqueceram os Delúbios da vida, os Partido dos Trabalhadores (PT), Marcos Valério, José Dirceu, José Genuíno, Roberto Jefferson, aliados do famoso mensalão e essa pequena relação que se segue: ABELARDO LUPION (Deputado PFL-PR-Sonegação Fiscal); ADEMIR PRATES (Deputado PDT-MG-Falsidade Ideológica); AELTON FREITAS (Senador-PL-MG-Crime de Responsabilidade e Estelionato); AIRTON ROVEDA (Deputado PPS-PR-Peculato); ALBÉRICO FILHO (Deputado -PMDB- MA - Apropriação Indébita); ALCESTE ALMEIDA- (Deputado-PTB-RR-Peculato e Formação de Quadrilha, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias) ALEX CANZIANI (Deputado PTB-PR /Peculato); ALMEIDA DE JESUS – (Deputado PL-CE Sanguessugas-Escândalo das Ambulâncias); ALMIR MOURA (Deputado PFL-RJ, Sanguessugas-Escândalo das Ambulâncias); AMAURI GASQUES (Deputado PL-SP - Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias).
ANDRÉ ZACHAROW (Deputado PMDB-PR - Improbidade Administrativa); ANÍBAL GOMES (Deputado PMDB-CE - Improbidade Administrativa); ANTERO PAES DE BARROS (Senador PSDB-MT - Improbidade Administrativa e Formação de Quadrilha); ANTÔNIO CARLOS PANNUNZIO (Deputado PSDB-SP - Crime de Responsabilidade);
ANTÔNIO JOAQUIM (Deputado - PSDB-MA – Improbidade Administrativa); BENEDITO DE LIRA (Deputado PP-AL - Sanguessugas-Escândalo das Ambulâncias); BENEDITO DIAS (Deputado PP-AP - Sanguessugas-Escândalo das Ambulâncias); BENJAMIN MARANHÃO (Deputado - PMDB-PB Crime Eleitoral); BISPO WANDERVAL (Deputado) - PL-SP-Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); CABO JÚLIO - JÚLIO CÉSAR GOMES DOS SANTOS (Deputado) - PMDB-MG - Crime Militar, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); CARLOS ALBERTO LERÉIA (Deputado PSDB-GO - Lesão Corporal); CELSO RUSSOMANNO (Deputado- PP-SP- Crime Eleitoral, Peculato e Agressão); CHICO DA PRINCESA; (FRANCISCO OCTÁVIO BECKERT- (Deputado). - PL-PR - Crime Eleitoral); CIRO NOGUEIRA (Deputado - PP-PI - Crime Contra a Ordem Tributária e Prevaricação);
CLEONÂNCIO FONSECA- (Deputado - PP-SE - Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias)); (CLÓVIS). FECURY (Deputado-PFL-MA - Crime Contra a Ordem Tributária); CORIALANO SALES (Deputado) - PFL-BA - Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); DARCÍSIO PERONDI (Deputado - PMDB-RS - Improbidade Administrativa); DAVI ALCOLUMBRE (Deputado - PFL-AP - Corrupção Ativa); DILCEU SPERAFICO (Deputado - PP-PR - Apropriação Indébita); DOUTOR HELENO (Deputado) - PSC-RJ - Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); EDSON ANDRINO (Deputado PMDB-SC - Crime de Responsabilidade); EDUARDO AZEREDO (Senador PSDB-MG - Improbidade Administrativa); EDUARDO GOMES (Deputado) - PSDB-TO - Crime Eleitoral, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); EDUARDO SEABRA (Deputado-PTB-AP-Sanguessugas - Escândalo das Ambulâncias); ELIMAR MÁXIMO DAMASCENO-(Deputado-PRONA-SP-Falsidade Ideológica);
EDIR DE OLIVEIRA-(Deputado-PTB-RS-Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias));
EDNA MACEDO (Deputada- PTB-SP- Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); ELAINE COSTA (Deputada- PTB-RJ- Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); ELISEU PADILHA (Deputado- PMDB-RS - Corrupção Passiva); ENIVALDO RIBEIRO (Deputado- PP-PB- Crime Contra a Ordem Tributária, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); ÉRICO RIBEIRO- (Deputado- PP-RS-Crime Contra a Ordem Tributária e Apropriação Indébita);
 FERNANDO ESTIMA (Deputado- PPS-SP- Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); FERNANDO GONÇALVES-(Deputado- PTB-RJ- Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); GARIBALDI ALVES- (Senador- PMDB-RN-Crime Eleitoral): GIACOBO-FERNANDO LUCIO GIACOBO)- (Deputado- PL-PR-Crime Contra a Ordem Tributária e Seqüestro); GONZAGA PATRIOTA (Deputado-PSDB-PE Apropriação Indébita); GUILHERME MENEZES- (Deputado- PT-BA Improbidade Administrativa); INALDO LEITÃO- (Deputado PL-PB-Crime Contra o Patrimônio, Declaração Falsa de Imposto de Renda); INOCÊNCIO DE OLIVEIRA -(Deputado PMDB-PE-Crime de Escravidão); IRAPUAN TEIXEIRA (Deputado- PP-SP- Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); IRIS SIMÕES (Deputado- PTB-PR- Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias);
ITAMAR SERPA (Deputado-PSB-RJ Crime Contra o Consumidor, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias);
ISAÍAS SILVESTRE (Deputado- PSB-MG- Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); JACKSON BARRETO (Deputado- PTB-SE- Peculato e Improbidade Administrativa); JADER BARBALHO (Deputado- PMDB-PA- Improbidade Administrativa, Peculato, Crime Contra o Sistema Financeiro e Lavagem de Dinheiro); JAIME MARTINS (Deputado- PL-MG- Crime Eleitoral);
JEFERSON CAMPOS-(Deputado- PTB-SP- Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); JOÃO BATISTA-(Deputado- PP-SP- Falsidade Ideológica, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); JOÃO CALDAS (Deputado- PL-AL- Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); JOÃO CORREIA-(Deputado- PMDB-AC- Declaração Falsa de Imposto de Renda, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); JOÃO HERRMANN NETO (Deputado- PDT-SP- Apropriação Indébita); JOÃO MAGNO (Deputado- PT-MG- Lavagem de Dinheiro); JOÃO MENDES DE JESUS-(Deputado- PSB-RJ- Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); JOÃO PAULO CUNHA-(Deputado- PT-SP- Corrupção Passiva, Lavagem de Dinheiro e Peculato); JOÃO RIBEIRO-(Senador- PL-TO- Peculato e Crime de Escravidão); JORGE PINHEIRO (Deputado- PL-DF- Crime Ambiental); JOSÉ DIVINO (Deputado- PRB-RJ- Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); JOSÉ JANENE (Deputado PP-PR - Estelionato, Improbidade Administrativa, Lavagem de Dinheiro, Corrupção Passiva, Formação de Quadrilha, Apropriação Indébita e Crime Eleitoral); JOSÉ LINHARES (Deputado PP-CE-I Improbidade Administrativa); JOSÉ MENTOR (Deputado - PT-SP - Corrupção Passiva); JOSÉ MILITÃO (Deputado - PTB-MG-Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); JOSÉ PRIANTE (Deputado- PMDB-PA- Crime Contra o Sistema Financeiro);
JOVAIR ARANTES (Deputado - PTB-GO-I - Improbidade Administrativa); JOVINO CÂNDIDO (Deputado- PV-SP- Improbidade Administrativa); JÚLIO CÉSAR (Deputado- PFL-PI- Peculato, Formação de Quadrilha, Lavagem de Dinheiro e Falsidade Ideológica);
JÚLIO LOPES (Deputado- PP-RJ- Falsidade Ideológica); JÚNIOR BETÃO (Deputado- PL-AC- Declaração Falsa de Imposto de Renda, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); JUVÊNCIO DA FONSECA (Deputado- PSDB-MS- Improbidade Administrativa); LAURA CARNEIRO (Deputada PFL-RJ - Improbidade Administrativa e Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); LEONEL PAVAN (Senador - PSDB-SC - Contratação de Serviços Públicos Sem Licitação e Concussão); LIDEU ARAÚJO (Deputado - PP-SP - Crime Eleitoral): LINO ROSSI (Deputado - PP-MT - Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); LÚCIA VÂNIA (Senadora - PSDB-GO-Peculato); LUIZ ANTÔNIO FLEURY (Deputado- PTB-SP- Improbidade Administrativa); LUPÉRCIO RAMOS (Deputado- PMDB-AM- Crime de Aborto) MÃO SANTA (Senador- PMDB-PI- Improbidade Administrativa);
MARCELINO FRAGA (Deputado- PMDB-ES -Crime Eleitoral, Sanguessugas - Escândalo das Ambulâncias);
MARCELO CRIVELA (Senador-PRB-RJ-Crime Contra o Sistema Financeiro e Falsidade Ideológica); MARCELO TEIXEIRA (Deputado-PSDB-CE-Sonegação Fiscal); MÁRCIO REINALDO MOREIRA-(Deputado-PP-MG -Crime Ambiental); MARCOS ABRAMO (Deputado- PP-SP-Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); MÁRIO NEGROMONTE (Deputado-PP-BA-Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); MAURÍCIO RABELO (Deputado-PL-TO-Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); NÉLIO DIAS (Deputado-PP-RN-Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); NELSON BORNIER (Deputado-PMDB-RJ-Improbidade Administrativa); NEUTON LIMA (Deputado-PTB-SP-Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); NEY SUASSUNA (Senador-PMDB-PB - Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); NILTON CAPIXABA (Deputado - PTB-RO-Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); OSMÂNIO PEREIRA (Deputado). - (PTB-MG-Sanguessugas-Escândalo das Ambulâncias); OSVALDO REIS (Deputado – PMDB -TO- Apropriação Indébita); PASTOR AMARILDO (Deputado - PSC-TO - Sanguessugas - Escândalo das Ambulâncias); PAULO AFONSO (Deputado-PMDB-SC - Peculato, Crime Contra o Sistema Financeiro e Improbidade Administrativa); PAULO BALTAZAR (Deputado-(PSB-RJ - Sanguessugas-Escândalo das Ambulâncias); PAULO FEIJÓ (Deputado -). PSDB-RJ / Sanguessugas. - (Escândalo das Ambulâncias); PAULO JOSÉ GOUVEIA (Deputado - PL-RS - Porte Ilegal de Arma); PAULO LIMA (Deputado - PMDB-SP - Extorsão e Sonegação Fiscal); PAULO MAGALHÃES (Deputado - PFL-BA - Lesão Corporal); PEDRO HENRY
Deputado - PP-MT - Formação de Quadrilha, Lavagem de Dinheiro e Corrupção Passiva, Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); PROFESSOR IRAPUAN (Deputado - PP-SP - Crime Eleitoral); PROFESSOR LUIZINHO (Deputado - PT-SP - Lavagem de Dinheiro); RAIMUNDO SANTOS (Deputado - PL-PA - Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); REGINALDO GERMANO (Deputado - PP-BA - Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); REINALDO BETÃO (Deputado - PL-RJ-Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); REINALDO GRIPP (Deputado- PL-RJ- Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); REMI TRINTA (Deputado- PL-MA- Estelionato e Crime Ambiental); RIBAMAR ALVES- (Deputado- PSB-MA-Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); RICARDO BARROS -(Deputado). - PP-PR-Sonegação Fiscal); RICARTE DE FREITAS (Deputado- PTB-MT- Improbidade Administrativa e Formação de Quadrilha, Sanguessugas - Escândalo das Ambulâncias);
RODOLFO TOURINHO (Senador - PFL-BA - Gestão Fraudulenta de Instituição Financeira); ROMERO JUCÁ (Senador-PMDB-RR-Improbidade Administrativa); ROMEU QUEIROZ (Deputado-PTB-MG-Corrupção Ativa, Corrupção Passiva e Lavagem de Dinheiro);
RONALDO DIMAS (Deputado - PSDB-TO - Crime Eleitoral); SANDRO MABEL (Deputado - PL-GO - Crime Contra a Ordem Tributária); SUELY CAMPOS (Deputada - PP-RR - Crime Eleitoral); TATICO- (JOSÉ FUSCALDI CESÍLIO) (Deputado - PTB-DF - Crime Contra a Ordem Tributária, Declaração Falsa de Imposto de Renda e Sonegação Fiscal); TETÉ BEZERRA- (Deputado) - PMDB-MT - Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); THELMA DE OLIVEIRA (Deputada) - PSDB-MT - Improbidade Administrativa e Formação de Quadrilha: VADÃO GOMES (Deputado- PP-SP- Improbidade Administrativa e Crime Contra a Ordem Tributária); VALDIR RAUPP (Senador- PMDB-RO- Peculato, Uso de Documento Falso, Crime Contra o Sistema Financeiro), (Crime). Eleitoral e (Gestão Fraudulenta de Instituição Financeira); VALMIR AMARAL (Senador- PTB-DF- Apropriação Indébita);
VANDERLEI ASSIS (Deputado- PP-SP- Crime Eleitoral, Sanguessugas-Escândalo das Ambulâncias); VIEIRA REIS (Deputado- PRB-RJ- Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); VITTORIO MEDIOLI (Deputado- PV-MG- Sonegação Fiscal); WANDERVAL SANTOS-Deputado- PL-SP- Corrupção Passiva); WELLINGTON FAGUNDES- (Deputado)- PL-MT-Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias); ZÉ GERARDO (Deputado- PMDB-CE- Crime de Responsabilidade); ZELINDA NOVAES- (Deputada)- PFL-BA - Sanguessugas (Escândalo das Ambulâncias).
(Fonte: http://br.answers.yahoo.com/questi? qid=20060924080611AAQrtSg). Vejam quantas aberrações e o mais hilariante que se possa imaginar é ter uma estatística nas mãos da Justiça brasileira para confirmação se uma dessas “autoridades”, realmente foi punida. E o dinheiro público, as taxas exorbitantes que pagamos só serve para a corrupção?

Crime Organizado no Brasil

O crime organizado assume três formas distintas no Brasil. Existem os Comandos (Primeiro Comando da Capital, Comando Vermelho, Terceiro Comando); existem as Milícias Ilegais; e existem as chamadas "Máfia do Colarinho Branco".
Os Comandos são formados por quadrilhas que obtém o controle das rotas de tráfico de uma determinada região.
Um Comando não costuma dar abertura para a entrada de pessoas de fora da sua comunidade na organização, mas podem submeter quadrilhas menores através de ameaça. Além disso, não raro, se valem de usuários de droga, de classe média, como "aviões" para ampliar sua área de venda. Sua principal atividade é o tráfico de drogas. O Brasil tem uma produção de entorpecentes relativamente pequenas, mas é uma escala de muitas rotas de tráfico internacional. As principais são as que levam cocaína da Jordânia para os Estados Unidos e cocaína e maconha da Colômbia para a Europa e Estados Unidos. Por conta dessa ligação internacional, membros das FARC já foram descobertos fornecendo treinamento com armas pesadas para traficantes cariocas, e um outro guerrilheiro estava envolvido com o seqüestro do empresário Abílio Diniz em São Paulo. Os comandos se envolvem freqüentemente em disputas territoriais. A cidade de Santos no litoral paulista foi palco para uma disputa entre o PCC e o Terceiro Comando. O Primeiro Comando da Capital (que é de São Paulo) havia decidido absorver a cadeia de tráfico de Santos, que pertencia ao Terceiro Comando (que é do Rio de Janeiro). As Milícias são grupos para militares, formados por policiais e ex-policiais civis e militares, bombeiros, vigilantes, agentes penitenciários e outros, em grande parte moradora das comunidades, que cobram taxas dos moradores por uma suposta proteção e repressão ao tráfico de drogas. Este fenômeno surgiu no Rio de Janeiro, onde atualmente existem 92 favelas, cerca de 20% - das favelas do Rio de Janeiro dominadas por milícias urbanas ilegais, coordenadas por agentes de segurança pública, políticos e líderes comunitários” A máfia do colarinho branco é uma designação geral dada a várias quadrilhas formadas por autoridades legais, sem que necessariamente tenham ligação entre si. Geralmente incorrem em crime de tráfico de influência e lavagem de dinheiro. O crime organizado é investigado pelas Delegacias de Repressão e Investigação ao Crime Organizado (DEIC - Polícia Civil), Polícia Federal e pela Abin. ((Wilkipédia). Uma indagação: “Será que os políticos corruptos desse país podem ser comparados com os grandes nomes dos Comandos? A realidade é que num país onde o número de favelas é maior do que o percentual de traficantes, algo precisa mudar e com urgência”! E o mais terrível que se pode imaginar! Tanto dinheiro desperdiçado e a violência destruindo os lares brasileiros.

Nenhum comentário: