sexta-feira, 8 de julho de 2011

Nota do Secretário Geral do PSOL Bahia, Ronaldo Santos

É fato, a humanidade é movida por emoções. Dentro dos partidos esta realidade também é observada, em momentos a emoção fala mais alto de modo a secundarizar elementos de extrema importância como a coerência e honestidade política.

 

A nota individual enviada ontem pelo atual Secretário Geral Nacional do PSOL, o companheiro Afrânio Boppré, não é uma declaração do conjunto da direção nacional do Partido, muito menos da executiva nacional, trata-se apenas de uma visão individualizada que serviu para os setores que não aceitam a diversidade, pluralidade e diferença de opiniões (aspectos que democraticamente são legitimados pelo estatuto do PSOL), tendenciosamente, utilizarem-na de maneira desinteligente distribuindo-a com o propósito equivocado de engarrafar e causar à companheira Rose um desgaste público desnecessário. A nota do companheiro, portanto, não é um documento resolutivo da Direção ou Executiva Nacional do PSOL, mas sim, dele isoladamente, assim como essa é uma nota minha e não do PSOL Bahia.

 

            A filiação da companheira Rose ao PSOL se deu a mais de um mês atrás e fora apresentado a este Secretário Geral do PSOL Bahia, membro do Diretório Nacional e abonada pelo mesmo. Portanto ela é filiada ao Partido. Cabe ressaltar ainda que em nenhum lugar do Brasil, mesmo aqui na Bahia para absolutamente nenhuma outra filiação se fez este tribunal de inquisição.

 

            Também não é verdade que já exista resolução nacional contra a permanência da companheira Rose, isso é mais um tendencioso equívoco interpretativo, pois a única resolução que existe sobre a Bahia, fala sobre Luiz Carlos Bassuma e de forma nominal não é estendida a terceiros.

 

Dizer que existe qualquer tipo de bloqueio sobre a filiação da companheira Rose é uma desonestidade política, um flagrante atentado a racionalidade e integridade intelectual de qualquer pessoa que em sã consciência leia a resolução. É se utilizar de praticas que o PSOL historicamente condena, atos praticados por aqueles que chamamos de "direita", dos militantes dos partidos tradicionais da burguesia.

 

Veja Resolução da Executiva Nacional Sobre o Caso do Luiz Bassuma:

Resolução sobre o pedido de filiação partidária feita por Luiz Bassuma(Bahia)

Diante da carta de Luiz Bassuma dirigida aos dirigentes partidários solicitando filiação, a Executiva Nacional do PSOL resolve desautorizar qualquer instância partidária a filiá-lo e decide que uma comissão irá ouvi-lo para deliberação final na próxima reunião da Executiva Nacional. ( http://tinyurl.com/3z2sp6v )

 

            Como é possível ler, a Resolução não fala em Rose, ou terceiros, ou ainda da subjetividade de englobar pessoas que tiveram ou têm proximidade com Luiz Bassuma. Ela é objetivamente nominal.

 

Ademais, um partido que tem a pretensão de conquistar a sociedade, deve primeiro conhecê-la, pois, ela é recheada de contradições. E nessa perspectiva que insiste em oprimir, segregar, submetendo as pessoas a entendimentos pré-concebidos é possível visualizar no discurso de quem supostamente deseja a retirada da companheira a mais objetiva caracterização do machismo. Chamar Rose de "direita" por ser contra o aborto é negar a própria história, por que esses mesmos setores militaram nas mesmas fronteiras da companheira por mais de 15 anos dentro do PT. Quer dizer que todos que saírem hoje do PT são "direita"? Evidente que não!

 

A honestidade política e intelectual são atributos de qualquer militante socialista e Respeitar as diferenças é a maior demonstração de amadurecimento político, aspecto importantíssimo para um partido como o PSOL, plural e democrático.

 

Segue em anexos, algumas fotos da atividade política realizada por militantes do PSOL que também deram as boas vindas a Rose Bassuma do PSOL.

 

Mensagem de Jean Wyllys Deputado Federal do PSOL  

http://www.youtube.com/watch?v=FHmLVcHD8J4

 

Mensagem de Luciana Genro

http://www.youtube.com/watch?v=9nHZbxPWcCQ

 

Ronaldo Santos

Secretário Geral do PSOL na Bahia

Membro do Diretório Nacional do PSOL

Membro do Conselho de ética do PSOL Bahia

071-9126:2455

Um comentário:

Renival Pinto disse...

Precisamos aprender a conviver com as diferenças, pois não somos iguais.
ROSE BASSUMA tem muito a contribuir, como ela também sou contra o aborto pois entendo que a vida só pertence a Deus, mais respeito os demais, compreendo que tem caso de aborto que precisa ser debatido, como em caso de estrupo que é a gravidez indesejada, o feto com problema de saúde, que nascerá com seqüelas graves, ou quando a gravidez coloca a vida da mãe em risco de vida.
A respeito da discussão do sexualismo, vejo que o debate tem que ser mais amplo, mais o respeito têm que ser igual devemos ser aberto ao debate, quando se criar leis para cala uma parte, acaba a democracia a liberdade de expressão, a constituição nos garante, a igualdade, causa irreal no Brasil, vivemos uma Constituição Federal que não é cumprida, respeitada ou obedecida, a cada momento aparece uma lei que vai de encontro a CF.
Imagino o ser HUMANO, não tem cor, sim qualidade, é minha linha de pensamento, quando estipulamos conta para negro já descriminamos.
Ora se o negro não vem sendo maioria nas faculdades é porque na classe C e D deste país, a grande maioria é negro, bem sabemos que a classe C e D estudam em escolas publicas e a qualidade da escola publica é péssima.
O que é preciso ter a consciência, é que os professores vem da classe C e D, porque não atuarem com mais afinco a melhoria da Educação, sei que os salários são péssimos, a condições de trabalho horrível, mais se queremos mudar este país temos que começar dentro de cada um de nós.
Viver em diferenças é nosso dia a dia, imagina se todos pensassem iguais? Agindo iguais. Como seria o mundo?
Viver com as diferenças aceitar o ser humano como ele é este é o único inicio, meio e fim.
Quem é lide traz o dom, o maior dom de um lide é saber observar as diferença das pessoas, observar as qualidades, aproveitar bem delas, ver os defeitos e saber podar, segurar estas falhas no ser humano, nos defeitos tanto pode se corrigir, como administrar tem defeitos humanos que pode tirar proveito transformando em qualidade.
Observando como humano, não somos perfeitos temos muitos mais defeitos, somos egoístas por natureza, sempre nos vemos melhor que o próximo, sempre resolvemos nossos problemas para depois pensar no próximo.
QUERO DESEJAR A COMPANHEIRA ROSE BASSUMA A MELHORES VINDAS, POIS SEI QUE NÃO CHEGOU PARA SER IGUAL, NEM PARA SOMAR MAIS PARA MULTIPLICAR, AQUELES QUE SÓ PENSAM EM DIVIDIR NÃO TÊM ESPAÇO NA POLITICA DE CONSTRUÇÃO DA MUDANÇA DESTE PAÍS, TEMOS NO PSOL, RESPEITANDO AS DEMAIS BANDEIRAS PARTIDÁRIA É A NOSSA BANDEIRA, NOSSA CONFIANÇA, QUE ZELA PELO QUE PENSAMOS A PROBIDADE, IGUALDADE E RESPEITO AOS DEMAIS.
BEM VINDA AMIGA ROSE BASSUMA SÃO AS PALAVRAS DE RENIVAL SAMPAIO FRANÇA – RENIVAL PINTO, PRESIDENTE DA COMISSÃO PROVISORIA DE ITABERABA JUNTO AOS DEMAIS ABRAÇAM ESTA CAUSA!